A eleição do ex-prefeito Anteomar Pereira, conhecido como Babá, para a presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) marcou uma vitória da oposição no estado. A chapa liderada por Babá superou o concorrente Pedro Henrique Silva, que contava com o apoio do governo estadual, liderado pelo chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior.
A votação, que mobilizou prefeitos de todo o estado, consolidou a influência de lideranças da oposição, como os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim.
O senador Rogério Marinho destacou que a vitória representa a busca por independência da Femurn. Segundo Marinho, a articulação de um grupo de prefeitos foi crucial para o resultado, demonstrando o desejo de uma instituição autônoma. Ele ainda elogiou a capacidade de gestão e articulação do ex-prefeito Babá, ressaltando seus oito anos como prefeito de São Tomé e sua experiência administrativa. Marinho afirmou:
“Quem venceu a eleição foi a independência da Federação dos Municípios, quem venceu foi a articulação feita por um grupo de prefeitos, que entendeu que era necessário que essa instituição tivesse sobretudo independência”. Ele também expressou confiança na eficiência de Babá à frente da Femurn.
Além de Rogério Marinho e Styvenson Valentim, a campanha de Babá contou com o apoio de diversas lideranças políticas, incluindo o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), os deputados federais Robinson Faria, General Girão e Sargento Gonçalves (PL), e os deputados estaduais Coronel Azevedo, Dr. Kerginaldo, Gustavo Carvalho, José Dias, Tomba Farias, Terezinha Maia, do mesmo partido. Também somaram apoio os deputados estaduais Luiz Eduardo e Cristiane Dantas (Solidariedade), e Eudiane Macedo (PV).
Marinho destacou que, apesar da vitória expressiva, o novo presidente da Femurn precisará estabelecer diálogo com o Governo do Estado, o Poder Judiciário, o Legislativo, órgãos de controle, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), além da bancada federal do Rio Grande do Norte e o Governo Federal. Ele ressaltou a importância da interlocução com consórcios intermunicipais e associações regionais para o fortalecimento dos municípios potiguares.
O senador concluiu: “Então, essa é uma tarefa muito difícil. Eu sei que o “Babá” está preparado, está pronto, e vai fazer um extraordinário trabalho à frente da Femurn, acho que agora, passado esse momento de comemoração, de juntar todos, inclusive aqueles que não votarem o Babá, para que se fortaleça a ação dos municípios no nosso estado e o grande norte, que vai contar conosco também”.
Diretoria da Femurn para o biênio 2025/2027
A nova diretoria da Femurn, eleita para o biênio 2025/2027, é composta por:
- Presidente: Anteomar Pereira da Silva
- 1º vice-presidente: José Augusto de Freitas Rego – prefeito de Portalegre
- 2º vice-presidente: Fernando Antônio Bezerra – prefeito de Acari
- 3º vice-presidente: Jussara Sales de Souza – prefeita de Extremoz
- 4º vice-presidente: Augusto César Pinheiro e Alves – Prefeito de Tangará
- 5º vice-presidente: Leonardo Teixeira da Cunha – prefeito de São Miguel do Gostoso
- Secretário-geral: Artur Rodrigues do Vale – prefeito de Governador Dix-Sept Rosado
- 2ª Secretária: Marina Teodoro da Trindade – Prefeita de Pedro Avelino/RN
- Tesoureiro Geral (1º Tesoureiro): Cleiton Jacome da Costa – Prefeito de Venha-Ver/RN
- 2º tesoureiro: Francisco André Régis Junior – prefeito de Itaú
O Conselho Fiscal é formado por:
- Titulares: Maria Elce de Paiva Fernandes (Major Sales), Maria Erenir Freitas de Lima (Maxaranguape) e José Nildo Galdino (Lagoa de Velhos).
- Suplentes: Rosania Teixeira Ferreira (Serrinha dos Pintos), José Nilson Pereira da Silva (Bom Jesus) e Kerginaldo Medeiros de Araújo Júnior (Senador Eloy de Souza).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.