Blog

  • MEC e Fiocruz lançam Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem

    MEC e Fiocruz lançam Rede Nacional de Cursinhos Populares com foco no Enem

    O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou a abertura das inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) a partir desta terça-feira, 22 de abril. A iniciativa tem como objetivo selecionar 130 propostas de cursinhos populares gratuitos, destinados a preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares de acesso ao ensino superior. Muitos estudantes buscam alternativas gratuitas para se preparar, como a Rede Emancipa, que oferece cursinho pré-Enem gratuito em Natal.

    O edital completo da chamada pública nº 01/2025 da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) está disponível no site da Fiocruz.

    As inscrições, abertas até 6 de maio, serão realizadas por meio do portal Prosas. A prioridade será dada aos cursinhos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. A lista de inscritos será divulgada em 7 de maio no portal do MEC. É importante lembrar que o Enem 2025 já está com o período de isenção da taxa de inscrição aberto, uma oportunidade para muitos estudantes.

    A CPOP visa oferecer suporte técnico e financeiro para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, com foco em negros, indígenas e pessoas com deficiência, que almejam ingressar no ensino superior. As propostas dos cursinhos deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao conteúdo programático do Enem, exigindo uma carga horária mínima de 20 horas semanais. Além disso, devem incluir atividades complementares voltadas à promoção da saúde, formação antirracista, anticapacitista e promoção da cidadania. O MEC também estendeu o prazo para a regulação do EAD, mostrando seu compromisso com a educação em diferentes modalidades.

    Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), enfatiza a importância dos cursinhos populares como espaços de resistência e luta pela democratização do acesso ao ensino superior. Segundo ele, esses espaços, juntamente com as políticas de cotas, são fundamentais para construir estratégias e ferramentas que impulsionem a educação superior para a juventude periférica. O Inep também abriu prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, facilitando o acesso de mais estudantes.

    O ciclo 2024-2025 da rede conta com um investimento inicial de R$ 24,8 milhões, que beneficiará 130 cursinhos já no primeiro ano, alcançando até 5.200 estudantes em todo o Brasil. A previsão é que, até 2027, o investimento totalize R$ 99 milhões, com o apoio a cerca de 324 cursinhos populares.

    Os principais objetivos da Rede Nacional de Cursinhos Populares são:

    • Fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários;
    • Elaborar orientações focadas no Enem para a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede;
    • Preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso ao ensino superior, principalmente de pessoas negras e indígenas;
    • Contribuir para retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023;
    • Contribuir para a ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.
  • Mártires de Cunhaú e Uruaçu: Papa Francisco canonizou os santos potiguares

    Mártires de Cunhaú e Uruaçu: Papa Francisco canonizou os santos potiguares

    O Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21) no Vaticano, é lembrado no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, por ter canonizado os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu em outubro de 2017. Os mártires, católicos mortos em 1645 durante as invasões holandesas no Brasil, foram elevados ao status de santos em uma cerimônia histórica.

    A canonização ocorreu em 15 de outubro de 2017, na Praça São Pedro, reunindo cerca de 50 mil fiéis e 450 concelebrantes. O Cardeal Angelo Amato, da Congregação da Causa dos Santos, presidiu a cerimônia sob a autoridade de Francisco. Durante a homilia, o Papa declarou: Que estes que agora são santos indiquem a todos nós o verdadeiro caminho do amor e da intercessão junto ao Senhor para um mundo mais justo.”

    A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, sob a regência de Monsenhor Pedro Ferreira, abrilhantou a cerimônia com cânticos sacros. Os mártires de Cunhaú e Uruaçu são os primeiros do Brasil a serem oficialmente reconhecidos pela Igreja Católica. 

    Martírio e fé

    Os massacres de Cunhaú e Uruaçu ocorreram em Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, respectivamente. Em ambos, fiéis católicos foram assassinados por tropas aliadas aos invasores holandeses, lideradas por Jacob Rabbi, durante celebrações religiosas nas igrejas.

    No Engenho de Cunhaú, em 16 de julho de 1645, durante a missa celebrada pelo Padre André de Soveral, a igreja foi invadida e os fiéis atacados. Em Uruaçu, o massacre ocorreu em 3 de outubro, com relatos de extrema brutalidade, incluindo mutilações e assassinatos de crianças.

    Entre os mortos estavam o Padre Ambrósio Francisco Ferro e o camponês Mateus Moreira, que, segundo relatos, exclamou: Louvado seja o Santíssimo Sacramento mesmo após ter seu coração arrancado.

    Reconhecimento e legado

    O processo de beatificação dos mártires começou em 1989, culminando na cerimônia presidida por João Paulo II em 5 de março de 2000, no Vaticano. O decreto que reconheceu o martírio foi assinado em 1998.

    O governo do Rio Grande do Norte instituiu o feriado estadual de 3 de outubro em memória dos mártires, através da Lei Nº 8.913. Em São Gonçalo do Amarante, o Monumento aos Mártires, com capacidade para 20 mil peregrinos, foi inaugurado em 2000, tornando-se um importante local de fé e turismo religioso. O projeto arquitetônico é de Francisco Soares Júnior. 

    A canonização representa um reconhecimento espiritual e um resgate histórico de eventos pouco discutidos da colonização brasileira. A morte do Papa Francisco, responsável por esse reconhecimento, reforça o legado daqueles que morreram por sua fé. O Vaticano já se encontra em Sede Vacante, onde o Cardeal Farrell assume após falecimento do Papa Francisco

    Os mártires canonizados

    Entre os canonizados, nem todos tiveram seus nomes identificados. A lista inclui:

    • Pe. André de Soveral
    • Pe. Ambrósio Francisco Ferro
    • Mateus Moreira
    • Domingos de Carvalho
    • Antônio Vilela Cid
    • Antonio Vilela, o moço e sua filha
    • Estevão Machado de Miranda e suas duas filhas
    • Manoel Rodrigues Moura e sua esposa
    • João Lostau Navarro
    • José do Porto
    • Francisco de Bastos
    • Diogo Pereira
    • Vicente de Souza Pereira
    • Francisco Mendes Pereira
    • João da Silveira
    • Simão Correia
    • Antonio Baracho
    • João Martins e seus sete companheiros
    • A filha de Francisco Dias
  • Brasil decreta luto oficial pela morte do Papa Francisco; líderes mundiais lamentam

    Brasil decreta luto oficial pela morte do Papa Francisco; líderes mundiais lamentam

    O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano, gerou uma onda de reações e homenagens em todo o mundo. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias, lamentando a perda de uma voz de respeito e acolhimento. Líderes dos Três Poderes também se manifestaram, destacando o legado do pontífice.

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), expressou tristeza e solidariedade à comunidade católica. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou a trajetória de diálogo e inclusão de Francisco, afirmando que ele abriu a Igreja para o século 21. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enfatizou as virtudes de compaixão, tolerância, amor e paz do Papa.

    A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também lamentou a morte do pontífice, reconhecendo sua coragem, humildade e amor pelos mais necessitados.

    Repercussão mundial

    Líderes de diversos países manifestaram pesar pela morte do Papa Francisco. Em meio a este momento de luto, muitos se questionam sobre os próximos passos da Igreja Católica. Um artigo no N10 detalha o processo de eleição do novo Papa, ajudando a entender o que acontece após a morte de Francisco.

    • O presidente da Itália, Sergio Mattarella, expressou grande tristeza pessoal e destacou a mensagem evangélica, a solidariedade e a proximidade com os mais frágeis transmitidas pelo pontífice.
    • A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, lembrou a amizade com o Papa Francisco, reconhecendo sua capacidade de reconciliar o que parecia irreconciliável.
    • O presidente da Argentina, Javier Milei, apesar das diferenças, reconheceu a bondade e sabedoria do Papa.
    • O presidente da França, Emmanuel Macron, ressaltou o desejo do Papa Francisco de levar alegria e esperança aos mais pobres, unindo pessoas e natureza.
    • O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, destacou o legado de compromisso com a paz e a justiça social.
    • A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que os ensinamentos do Papa Francisco continuarão a guiar o mundo.

    Outros líderes, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, também expressaram suas condolências e destacaram o legado do Papa Francisco na promoção da paz, justiça e diálogo inter-religioso.

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou a autoridade internacional do Papa e sua contribuição para a interação construtiva entre a Rússia e a Santa Sé. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lembrou as orações do Papa pela paz em seu país.

    O presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou esperança de que as orações do Papa pela paz no Oriente Médio sejam atendidas, enquanto o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, lembrou Francisco como um amigo leal do povo palestino e defensor da paz e justiça. 

    O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, enfatizou o legado de justiça social deixado pelo Papa Francisco. Dom Orani celebrou uma missa em memória do pontífice na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde destacou a preocupação de Francisco com os mais pobres e a paz mundial. “Ele teve um grande trabalho na questão social. Seu legado será estudado, aprofundado, em tantos aspectos sobre o seu pontificado”, disse Dom Orani.

    Com a confirmação da sucessão, o Vaticano se prepara para o período de Sede Vacante. 

  • Rede Emancipa oferece cursinho pré-Enem gratuito em Natal

    Rede Emancipa oferece cursinho pré-Enem gratuito em Natal

    Estudantes de Natal e região metropolitana que almejam ingressar no ensino superior têm uma nova oportunidade. A Rede Emancipa, movimento social dedicado à educação popular, está com inscrições abertas para seu curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de abril através de formulário online. A data limite também marca o início das aulas do projeto deste ano.

    As aulas presenciais em Natal acontecem aos sábados, das 9h às 17h, na Escola Estadual Winston Churchill, localizada na Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta. A Rede Emancipa prioriza a participação de alunos oriundos da rede pública, mas incentiva estudantes de todas as idades e origens a se inscreverem, reforçando seu compromisso com a inclusão e o acesso universal à educação. 

    Rede Emancipa: uma história de inclusão

    Fundada em 2007, a Rede Emancipa atua em diversas regiões do país com o objetivo de democratizar o acesso à universidade pública, promovendo uma educação crítica e inclusiva. O projeto é direcionado a estudantes de escolas públicas e pessoas de baixa renda, oferecendo um cursinho totalmente gratuito, sem mensalidades ou taxas adicionais. 

    Além de alunos, o cursinho popular também está com inscrições abertas para voluntários interessados em atuar como educadores populares. Para se candidatar, não é necessário ter formação prévia na área de educação. Os interessados podem se inscrever através do formulário de inscrição para voluntários.

    Para aqueles que buscam isenção da taxa, vale conferir as últimas notícias sobre o Enem 2025: isenção da taxa de inscrição, que pode ser um passo crucial.

  • Encceja 2025: inscrições abertas a partir desta segunda-feira (21)

    Encceja 2025: inscrições abertas a partir desta segunda-feira (21)

    Começa nesta segunda-feira, 21 de abril, o período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

    Os interessados em obter a certificação têm até o dia 2 de maio para realizar a inscrição através do Sistema Encceja.

    Atenção aos prazos! O mesmo período de inscrição é válido para aqueles que necessitam de atendimento especializado durante a prova e para quem deseja utilizar o nome social.

    Data das Provas: As provas do Encceja 2025 estão agendadas para o dia 3 de agosto.

    O que é o Encceja?

    O Encceja é um exame gratuito e voluntário que, desde 2002, possibilita a certificação de jovens e adultos com base nas competências adquiridas ao longo da vida, tanto em ambientes escolares quanto por meio de experiências no mundo do trabalho. Os resultados obtidos no exame são utilizados pelas secretarias de Educação e pelos institutos federais como referência para a emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.

    Impacto e importância do Encceja

    Além de ser um caminho para a retomada dos estudos para muitos brasileiros, o Encceja desempenha um papel crucial na orientação de políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O exame também serve como base para a elaboração de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro, funcionando como um importante instrumento de avaliação e referência em nível nacional. E por falar em educação e avaliações, o Enem 2025 também está com novidades!

    Para mais informações sobre o Encceja 2025, consulte o Edital nº 15, de 11 de março de 2025, publicado no Diário Oficial da União.