Justiça
Tendência

Espanha nega extradição de blogueiro bolsonarista, e Moraes suspende extradição de búlgaro

Oswaldo Eustáquio é investigado no Brasil pelos crimes de ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A Justiça espanhola indeferiu o pedido de extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento em atos antidemocráticos. Eustáquio, que possui um mandado de prisão em aberto no Brasil, é acusado de usar as redes sociais para incitar ataques extremistas contra o STF e o Congresso Nacional. 

Segundo a decisão judicial espanhola, proferida na segunda-feira (14), a investigação contra Oswaldo Eustáquio possui “motivação política”, impedindo sua extradição.

Suspensão por reciprocidade

Em resposta à decisão da Espanha, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, suspendeu, nesta terça-feira (15), um processo de extradição solicitado pelo governo espanhol contra Vasil Georgiev Vasilev, um cidadão búlgaro preso no Brasil no mês anterior. A decisão de Moraes reflete a complexidade das relações jurídicas internacionais, especialmente quando envolvem figuras investigadas por crimes políticos. 

Com a suspensão, Vasilev será libertado e cumprirá prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica. Moraes justificou a decisão alegando que o tratado de extradição entre Brasil e Espanha exige reciprocidade, ou seja, o cumprimento do acordo por ambos os países.

De acordo com o ministro, a recusa da Espanha em extraditar Eustáquio configura um descumprimento da reciprocidade, levando à suspensão do processo de extradição do búlgaro. O embaixador da Espanha no Brasil tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre o caso. Essa situação levanta questões sobre a aplicação de tratados internacionais e a importância da reciprocidade entre os países.

Vasil Gergiev Vasilev é procurado na Espanha por tráfico de drogas. Em 2022, ele teria transportado 52 quilos de cocaína em malas em Barcelona. A droga seria entregue a outro investigado, que foi preso no dia seguinte.

A Advocacia-Geral da União, o Ministério da Justiça e o Itamaraty informaram que vão recorrer da decisão da Justiça da Espanha.

Oswaldo Eustáquio é investigado no Brasil pelos crimes de ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.