Rio Grande do Norte
Tendência

Rio Grande do Norte implementa cashback de ICMS para famílias de baixa renda

Nova lei altera programa Nota Potiguar para devolver parte do imposto pago por famílias de baixa renda.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), oficializou a criação de um sistema de cashback de impostos no estado. A nova lei altera o programa Nota Potiguar, visando a devolução de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pago por famílias de baixa renda, além de otimizar o repasse de benefícios fiscais para os clubes de futebol potiguares.

A Secretaria da Fazenda do RN (Sefaz) detalhou que a principal mudança será a restituição de uma parcela do ICMS pago pelas famílias em situação de vulnerabilidade, através de um sistema de cashback. Vale lembrar que o ICMS subiu para 20% no RN em março, e essa medida busca aliviar o peso dos impostos para a população mais carente do estado.

Segundo o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, os beneficiários serão identificados a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “A restituição será proporcional ao consumo, com valores e prazos definidos em regulamento”, explicou o secretário da Fazenda. O governo não informou o percentual de devolução nem quando o sistema entrará em operação. Porém, a expectativa é de que isso ocorra o mais breve possível.

Apoio ao esporte potiguar

A nova lei também promove alterações no programa Nota Potiguar no que se refere ao apoio financeiro aos clubes de futebol do Rio Grande do Norte. Os torcedores terão a opção de escolher seus times preferidos através do aplicativo do programa, de forma semelhante ao que já ocorre com as instituições filantrópicas. A distribuição dos recursos será proporcional ao engajamento de cada torcida, incentivando a participação dos torcedores.

A medida beneficiará os clubes da Primeira Divisão do Campeonato Potiguar, tanto na categoria masculina quanto na feminina, cujos nomes serão indicados anualmente pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

O cidadão pode escolher o clube que será beneficiado diretamente com o recurso”, enfatizou Cadu Xavier. Os recursos necessários para a operacionalização do cashback e para as despesas operacionais do programa serão provenientes de dotações orçamentárias específicas.

Leia também: Fátima Bezerra considera candidatura ao Senado em 2026.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.