Justiça
Tendência

STF remarca para abril o julgamento do ‘Núcleo 2’ envolvido em tentativa de golpe

Até o momento, apenas a denúncia contra o núcleo 1 da suposta trama golpista foi julgada. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou a nova data para o julgamento da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra os acusados de integrar o núcleo 2 da trama que visava a permanência ilegítima do ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Inicialmente agendadas para os dias 29 e 30 de abril, as sessões foram remarcadas para os dias 22 e 23 do mesmo mês.

A Primeira Turma do STF formou maioria para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, e agora reservou três sessões para analisar a denúncia e decidir se os acusados se tornarão réus em processo criminal. No dia 22 de abril, as sessões ocorrerão em dois turnos: pela manhã, com início às 9h30, e à tarde, a partir das 14h. Já no dia 23, o colegiado dará continuidade ao julgamento a partir das 8h.

Os integrantes do núcleo 2 da trama golpista são:

  • Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro);
  • Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro);
  • Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal);
  • Mário Fernandes (general do Exército);
  • Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal);
  • Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário-adjunto de Segurança do Distrito Federal).

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os denunciados são acusados de orquestrar ações com o objetivo de manter Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022. A PGR já se manifestou contra pedido de prisão de Bolsonaro por incitação ao crime.

A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator da denúncia), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. De acordo com o regimento interno da Corte, as ações penais são julgadas pelas duas turmas do tribunal. A escolha da Primeira Turma para este caso se deve ao fato de o relator, Alexandre de Moraes, ser membro deste colegiado.

Até o momento, apenas a denúncia contra o núcleo 1 da suposta trama golpista foi julgada. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.