Justiça

Daniel Silveira obtém liberdade condicional com restrições definidas pelo STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu conceder liberdade condicional ao ex-deputado federal Daniel Silveira. A decisão, divulgada nesta sexta-feira (20), impõe uma série de restrições ao ex-parlamentar, que deverá cumprir as determinações estabelecidas pela Justiça.

Entre as exigências, está o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. Além disso, Daniel Silveira está proibido de manter contato com outros investigados em processos relacionados. O ex-deputado também terá que se recolher à sua residência no período noturno, das 22h às 6h, inclusive em fins de semana e feriados. Às segundas-feiras, deverá comparecer ao Juízo das Execuções Penais da comarca onde reside para comprovar seu endereço e a realização de atividade profissional lícita. Silveira tem um prazo de 15 dias para apresentar comprovação de que obteve alguma ocupação legal.

As restrições impostas por Moraes incluem ainda a proibição do uso de redes sociais ou aplicativos de mensagens. O ex-deputado não poderá utilizar plataformas como Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), TikTok e WhatsApp. Também está vetado de conceder entrevistas ou fazer manifestações em qualquer meio de comunicação, seja ele órgão de imprensa, blog, site ou rede social, sem prévia autorização judicial. A proibição se estende a manifestações por meio de cônjuge, parentes e terceiros.

Silveira também não poderá frequentar clubes de tiro, bares, boates e casas de jogos, nem participar de cerimônias, festas ou homenagens em unidades militares ou das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, Penal, Legislativa, Judicial ou guardas civis. Outra restrição é a de porte de qualquer arma de fogo.

Em outubro, o ex-deputado já havia obtido a progressão para o regime semiaberto, que lhe permitia sair da prisão para trabalhar durante o dia e retornar à noite.

Daniel Silveira foi condenado pelo STF em 2022 a oito anos e nove meses de prisão por crimes como tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo, após proferir ofensas e ameaças contra ministros da Corte. Em maio de 2023, Moraes determinou a execução imediata da pena, após o STF anular o decreto de graça constitucional concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.