Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para o programa Black STEM, uma iniciativa que visa proporcionar a estudantes negros a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo no exterior. O programa oferece bolsas de até R$ 35 mil para cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). Se você busca outras oportunidades de bolsas, fique atento ao prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025.
A iniciativa é do Baobá – Fundo para Equidade Racial, com o apoio da B3 Social e em parceria com o Brasa, uma associação de estudantes brasileiros no exterior. O Baobá é um fundo dedicado a promover a equidade racial para a população negra e combater o racismo no Brasil.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Os resultados dos estudantes classificados serão divulgados no dia 11 de julho no portal Baobá.
Experiências da Primeira Edição
Na primeira edição do Black STEM, cinco estudantes foram selecionados para estudar em diferentes países: Camilla Ribeiro (pilotagem, Portugal), Diovanna Stelmam (computação, China), Melissa Simplício (ciência da computação, Estados Unidos), Rilary Oliveira (medicina, Argentina) e Eric Ribeiro (engenharia aeroespacial e física, Estados Unidos).
Eric Ribeiro, aluno da Universidade de Notre Dame, em Indiana, EUA, destaca o apoio familiar e as iniciativas de suporte do Fundo Baobá e da Associação B3 Social. Ele menciona que o suporte socioemocional e psicológico tem sido fundamental para sua saúde mental, além das mentorias e da rede de apoio com outros bolsistas. Iniciativas como o Projeto ‘Lá Vem Escola’ demonstram a importância do apoio educacional e cultural para estudantes.
"Estar em um campus onde todas as minhas atividades acontecem me permite criar laços profundos. Acredito que os amigos que fiz aqui são para a vida toda, pelo tempo e intensidade que vivemos juntos. E, além disso, a proximidade com os professores e a chance de aprender com eles no dia a dia têm sido fundamentais para o meu crescimento acadêmico e profissional”, afirmou Eric.
A Importância da Presença Negra na Ciência
Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá, enfatiza o propósito do Black STEM e seu papel no apoio a estudantes negros no ensino superior. "Por isso, afirmamos que o Black STEM não é ‘apenas’ um programa de bolsas complementares para apoiar a permanência de estudantes negros em cursos de graduação completa em instituições estrangeiras. Por exemplo, a primeira médica da história da humanidade era uma egípcia; o pai da engenharia no Brasil, André Rebouças, foi um homem negro. O Baobá, ao instituir o Black STEM recupera a memória das contribuições negras para a ciência e tecnologia mundial e reitera que, no futuro, grandes descobertas e avanços também poderão ser protagonizados por pessoas negras”, explica. É essencial valorizar o papel dos educadores, como evidenciado pelo reajuste salarial de 6,27% para professores do RN, um passo importante para o reconhecimento da profissão.