O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em reunião ordinária, a emissão de uma moeda comemorativa de R$ 1 em alusão aos 60 anos do Banco Central do Brasil (BC).
A nova moeda, que entrará em circulação no segundo semestre, terá valor corrente e poderá ser utilizada normalmente em transações financeiras em todo o país. O Banco Central informou que detalhes adicionais sobre o design da moeda serão divulgados entre o final de julho e o início de agosto.
Sessenta Anos de História
O Banco Central celebrou seu 60º aniversário no início de abril com uma cerimônia que reuniu o atual presidente da instituição, Gabriel Galípolo, e nove ex-presidentes. O evento contou com a presença de importantes figuras políticas, incluindo os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do Trabalho, Luiz Marinho; e da Justiça, Ricardo Lewandowski. Em um cenário de discussões sobre a economia, vale lembrar que o Mercado financeiro eleva projeção de crescimento do PIB para 1,98% em 2025.
A aprovação da moeda comemorativa foi o único item votado na reunião do CMN, colegiado presidido pelo ministro Fernando Haddad e composto também pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, e pela ministra Simone Tebet. A decisão ocorre em um momento em que o BC avalia suficiência da Selic em meio à guerra de tarifas e defende juros altos. Além disso, é importante notar que o Investimento Produtivo no Brasil Apresenta Crescimento Notável de 6,9% em 2024, Aponta Ipea.
Aguarde mais informações sobre o design da moeda comemorativa em breve.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.