Parnamirim
Tendência

Infraestrutura precária e falta de insumos: Nilda inspeciona UPA de Nova Esperança

Prefeita de Parnamirim priorizou a saúde em seu primeiro dia de trabalho; nova equipe trabalha na aquisição de medicamentos.

A nova prefeita de Parnamirim, Nilda (Solidariedade), iniciou seu mandato com uma agenda voltada à saúde pública ao visitar, nesta quinta-feira (2), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança.

A unidade enfrenta problemas graves de superlotação e falta de insumos básicos há meses. O encontro foi acompanhado pela vice-prefeita, Kátia Pires (União Brasil), e marcou o primeiro dia de trabalho da nova gestão.

Durante a visita, Nilda inspecionou as instalações, ouviu funcionários e conversou com pacientes. A diretora-geral da unidade, Ana Michele, detalhou a situação preocupante: “A nova gestão assumiu sem medicamentos simples como omeprazol, para tratamento de doenças gastrointestinais, e furosemida, indicado para controle de pressão alta.”

Para lidar com a crise, um levantamento completo do estoque foi realizado, e a equipe da Secretaria de Saúde iniciou, ainda na quinta-feira, ações para reposição emergencial dos insumos.

Abastecimento de medicamentos como prioridade

A diretora-geral informou que medidas já estão sendo tomadas para normalizar a situação: “Os nossos secretários de Saúde já estão tomando as providências, conforme a senhora recomendou. A gente espera que, até o início da próxima semana, os medicamentos possam chegar. Alguns já chegaram hoje.”

Ana Michele também elogiou a postura da prefeita: “É a primeira vez que eu vejo, em mais de 20 anos, uma prefeita conosco na realidade e à frente, reafirmando o compromisso com a população.”

Outro problema destacado foi o estado da infraestrutura da unidade. A prefeita garantiu que a Secretaria de Obras foi acionada para realizar um diagnóstico completo da situação. “Convidamos o secretário de Obras para que faça um levantamento da infraestrutura, que se encontra de forma precária, para que possamos agir em curto prazo e fazer a recuperação da infraestrutura da nossa UPA”, explicou Nilda.

Estratégia para desafogar a UPA

Nilda reafirmou o compromisso de fortalecer a atenção primária como parte de uma estratégia para reduzir a superlotação. Segundo ela, as unidades básicas de saúde (UBS) terão um papel fundamental nesse processo: “Estamos lutando para desafogar a UPA e, para isso, nós sabemos que é preciso investir na atenção primária. Vamos fortalecer a assistência à saúde por meio das UBS e vamos fazer parcerias com os municípios da região metropolitana. Os problemas da gestão nós iremos resolver a curto e médio prazo.”

O discurso reflete uma das promessas de campanha da prefeita, que defende melhorias estruturais e organizacionais para otimizar o atendimento na cidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.