A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou um projeto de lei que visa proteger a população idosa contra a crescente onda de crimes digitais. A iniciativa institui uma campanha de orientação focada em fraudes e golpes praticados na internet e no comércio eletrônico.
O objetivo principal é conscientizar os idosos sobre os riscos existentes no ambiente virtual, fornecendo informações cruciais para evitar prejuízos financeiros, que têm se tornado cada vez mais comuns nessa faixa etária. A campanha abordará:
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
- Práticas comuns de estelionato online.
- Formas seguras de navegação na internet.
- Dicas para realizar compras online com segurança.
A 5ª reunião ordinária da comissão responsável pela aprovação do projeto contou com a presença dos vereadores Prof. Ítalo, Michael Borges, Dr. Jonas Godeiro, Prof. Diego Américo e Rafaela de Nilda, além do vereador Michael Diniz, membros da Procuradoria da Câmara e assessores parlamentares.
Durante a reunião, foram analisadas diversas propostas, incluindo a criação do Dia do Autista e políticas para incentivar a doação de sangue, órgãos, tecidos e leite materno. Também foi discutido o reconhecimento de utilidade pública para uma entidade local e a proposta de um Dia de Conscientização da Trombofilia.
Alguns projetos não foram aprovados devido à ausência de relatórios de impacto financeiro, um requisito legal para a tramitação. A próxima sessão da comissão está agendada para o dia 19 de maio.
A aprovação deste projeto de lei representa um importante passo na proteção dos direitos dos idosos em Parnamirim, buscando garantir que eles possam usufruir dos benefícios da tecnologia sem se tornarem vítimas de crimes digitais.
Leia também: Ex-vereador de Parnamirim é procurado por suspeita de golpe em idoso; cúmplice é preso