Natal
Tendência

Com impasse em jazida, engorda de Ponta Negra terá nova fase de estudos

Obra da engorda foi suspensa no início de setembro, após Funpec apontar problema na areia retirada de banco localizado dentro do mar, a 7 km da praia.

A Prefeitura de Natal está intensificando os esforços para localizar uma nova jazida de areia que atenda às necessidades da obra de engorda da Praia de Ponta Negra, após a paralisação dos trabalhos no início de setembro. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (9), no Palácio Felipe Camarão, os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, e de Infraestrutura, Carlson Gomes, esclareceram os motivos que levaram à suspensão temporária do projeto.

A obra da engorda foi interrompida em 3 de setembro, apenas quatro dias após o início, devido à detecção de problemas nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado, localizado a aproximadamente 7 km da costa de Natal, nas proximidades do Farol de Mãe Luiza. A equipe da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada para analisar os sedimentos, apontou a má qualidade do material, o que impediu a continuidade da dragagem.

Segundo o secretário Thiago Mesquita, o primeiro laudo parcial da Funpec, recebido no último sábado (7), confirmou a presença de cascalhos na área licenciada, o que inviabiliza a utilização do material em sua totalidade. Ele afirmou: “Em 2022, um estudo feito pela empresa TetraTech indicou a qualidade da jazida. Porém, na análise feita pouco antes de iniciarmos essa etapa da dragagem, os testes detectaram a presença de cascalhos em parte da área de retirada. Não temos um laudo definitivo sobre a jazida, se há material suficiente e de qualidade para utilizarmos na engorda“.

De acordo com Mesquita, a Prefeitura, junto à Funpec e à empresa contratada para a obra, já possuem alternativas mapeadas e aguardam os resultados dos novos estudos em andamento para definir a melhor opção para a continuação da obra.

Estamos em busca de novas jazidas. As análises e investigações estão em andamento e, no que depender do município, a engorda de Ponta Negra será finalizada ainda em 2024”, afirmou.

Além de detalhar o progresso das obras, Mesquita destacou o compromisso da gestão municipal em entregar a engorda da praia dentro do prazo estabelecido, de 90 dias, após a retomada dos serviços. Ele também mencionou que o projeto é essencial para a cidade, não apenas por preservar o Morro do Careca, mas por representar um marco para o turismo e a economia local. “A população está ansiosa por essa obra, e nós reafirmamos o compromisso da Prefeitura em garantir que ela seja concluída o mais rápido possível“, assegurou o secretário.

Mesquita também fez um histórico do projeto, ressaltando que a atual administração, sob a gestão do prefeito Álvaro Dias, herdou um processo que estava engavetado no Idema, devido à falta de documentação. Segundo ele, desde 2018, o município vem trabalhando para destravar o projeto, realizando a licitação do EIA/RIMA, promovendo audiências públicas e avançando na requalificação do sistema de drenagem da praia, que já está 70% concluído.

Engorda de Ponta Negra

O objetivo da engorda é alargar a faixa de areia da praia mais famosa da capital potiguar em cerca de 4 quilômetros, utilizando aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de areia. Além de frear o processo de erosão que ameaça o Morro do Careca, símbolo turístico de Natal, a obra promete impulsionar o setor turístico, um dos principais motores da economia local, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico da cidade.

A obra de engorda da Praia de Ponta Negra faz parte de um projeto maior, que inclui a ampliação do calçadão e a urbanização da área. Ao todo, a Prefeitura de Natal, em parceria com o Governo Federal, está investindo cerca de R$ 108 milhões. Após a finalização da etapa de engorda, a cidade terá uma infraestrutura renovada, potencializando o turismo e a qualidade de vida dos moradores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.