A Volkswagen prepara o lançamento de seu novo SUV de entrada, o Tera, para o Carnaval de 2025. A estreia está marcada para 2 de março, com um evento especial no Sambódromo do Rio de Janeiro. Este modelo chega para competir no segmento de utilitários esportivos compactos, posicionando-se abaixo do Nivus e mirando concorrentes como o Fiat Pulse e o Renault Kardian.
Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o Tera utilizará a plataforma MQB-A0, a mesma de modelos como Polo, Nivus e Virtus. Com cerca de 4 metros de comprimento, ele será ligeiramente menor que o T-Cross, mas manterá dimensões próximas às do Polo. Seu entre-eixos de 2.566 mm supera o do Fiat Pulse (2.532 mm), porém é inferior ao do Renault Kardian (2.604 mm).
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Sob o capô, o Tera virá equipado com o motor 1.0 TSI de 116 cv, já conhecido em outros veículos da marca. Este propulsor oferece um torque de 16,8 kgfm e poderá ser acoplado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. A Volkswagen também estuda versões mais acessíveis com o motor 1.0 aspirado, estratégia semelhante às opções de entrada do Polo, buscando tornar o SUV mais competitivo em termos de preço e atrair um público mais amplo.
Recentemente, protótipos camuflados do Tera foram flagrados em testes nas ruas, revelando um design com inspiração no Polo, mas com uma postura mais robusta e imponente. Ainda não se sabe se o modelo contará com lanternas interligadas ou grade iluminada, como o Nivus. A fabricante alemã tem apostado em uma identidade visual moderna e alinhada com sua nova linguagem de design global para esse novo veículo.
O mercado de SUVs compactos está em plena expansão, e o lançamento do Tera promete intensificar a competição. Além do Fiat Pulse e do Renault Kardian, a Chevrolet também prepara um modelo inédito, e outras montadoras como Toyota e Honda planejam novas opções nesse segmento. Diante desse cenário competitivo, o novo Volkswagen precisará oferecer diferenciais significativos para conquistar espaço no mercado.
Os preços do Tera ainda não foram divulgados oficialmente, mas a expectativa é que fiquem entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, posicionando-o entre o Polo e o Nivus. A Volkswagen destaca que o Tera é um carro voltado para o consumidor moderno, com foco em conectividade e segurança. A marca espera que o modelo se torne um dos principais destaques de seu portfólio em 2025, consolidando sua presença no segmento de utilitários esportivos.