Em entrevista à Rádio Diário FM de Macapá, nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou temas importantes como a exploração de petróleo na Margem Equatorial e o financiamento climático por países desenvolvidos.
Lula destacou a necessidade de estudos aprofundados antes de qualquer decisão sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. “Não é que eu vou mandar explorar. Eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar. Temos que ver se tem petróleo e a quantidade. Talvez na semana que vem ou na outra vai ter uma reunião com a Casa Civil e o Ibama. Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa. Se depois a gente vai explorar é outra questão“, afirmou o presidente.
O presidente expressou descontentamento com a demora na aprovação das pesquisas, criticando o que chamou de “lenga-lenga” e ressaltando que o Ibama não pode “ficar parecendo ser contra o governo“.
Críticas a trump e países ricos por financiamento climático
Durante a mesma entrevista, Lula criticou duramente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as nações ricas por não cumprirem as promessas de repasse de recursos para países com florestas preservadas.
“Queremos discutir seriamente o financiamento. Vão financiar ou não? Na COP de 2009, eu era presidente da República e lá os países ricos prometeram dar 100 bilhões de dólares para que os países com florestas em pé mantivessem as florestas. Não deram. Depois prometeram 300 bilhões (de dólares), não deram. Agora, a necessidade fez chegar a 1,3 trilhão (de dólares). Vai ficar cada vez mais difícil. E pelo comportamento do presidente dos EUA, vai ficar cada vez mais difícil os países ricos se comprometerem a ajudar na salvação do planeta“, declarou o presidente. Inclusive, Lula avalia imposto sobre Google e Amazon em retaliação a Trump.
Essa crítica à falta de financiamento climático é uma constante na retórica de Lula, que busca pressionar os países desenvolvidos a cumprirem seus compromissos financeiros para a preservação ambiental global.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.