A Latam pode ter que compensar o Rio Grande do Norte pela suspensão da rota aérea entre Natal e Rio de Janeiro (Galeão) caso queira manter seus benefícios fiscais no estado. A informação foi divulgada por Raoni Fernandes, diretor da Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur).
Atualmente, a Latam se beneficia da desoneração do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV). Contudo, esse incentivo fiscal está atrelado à manutenção do volume de assentos oferecidos pela companhia aérea.
Com a descontinuação da rota Natal/Rio a partir de 30 de março de 2025, a Latam precisará apresentar alternativas que compensem essa perda, seja por meio da inclusão de novos destinos ou pelo aumento da frequência em rotas já existentes.
“Provavelmente se trata de uma readequação de malha, muito comum nos começos de temporada“, explicou Raoni Fernandes. “Natal deve receber da Latam uma nova rota em uma nova geografia ou o aumento de frequências em geografias já existentes. Conversaremos também com a Gol, que tem crescido no mercado carioca e deve ter interesse em ampliar ainda mais a sua oferta na região”, complementou.
Negociações e novas rotas
Representantes da Latam já estão em contato com o Governo do Estado e a Zurich, administradora do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que atende a Grande Natal, para discutir novas possibilidades de rotas. Há um otimismo em relação ao futuro do turismo em Natal, com a expectativa de aumento no número de voos e até mesmo a criação de conexões internacionais. Sanclair Solon, secretário de Turismo de Natal, também compartilha dessa visão, acreditando que a demanda gerada pela suspensão do voo será absorvida e que a cidade continua focada na promoção do destino.
Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN, salientou que o mercado de aviação é dinâmico, e que outras empresas podem suprir essa demanda. Ele também mencionou os fatores econômicos que impactam o setor, como o aumento do dólar e do preço dos combustíveis. Segundo o secretário de turismo, a Gol deve absorver grande parte da demanda deixada pela Latam. “Além disso, estamos articulando com entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) e a Emprotur para fortalecer o turismo e a conectividade de Natal”, disse o secretário.
Incremento de voos por outras companhias
A Azul já anunciou o reforço de sua operação para Natal durante o período do Carnaval, com 22 voos extras ligando a capital potiguar aos hubs de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). Segundo Vitor Silva, gerente de planejamento da Azul, “com mais de 46 mil assentos extras, o Nordeste segue como um dos destinos mais procurados na alta temporada”.
A Emprotur garantiu que a conectividade entre o Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro segue assegurada. Atualmente, são oferecidas 85 frequências mensais, sendo 72 pela Gol, que recentemente incluiu seis novos horários, e as 13 da Latam que serão descontinuadas. “Isso mantém o Estado bem abastecido de conectividade”, explicou o diretor.
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