Política
Tendência

PGR se manifesta contra pedido de prisão de Bolsonaro por incitação ao crime

De acordo com o procurador, a realização de manifestações pacíficas não configura crime e está dentro dos limites da liberdade de expressão.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (2) um parecer contrário ao pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A solicitação de prisão foi motivada por uma notícia-crime apresentada pela vereadora Liana Cirne (PT-PE) no mês anterior. A parlamentar alegou que Bolsonaro incitou o crime ao convocar manifestações de seus apoiadores em defesa da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, solicitou o parecer da PGR após receber a notícia-crime, e será responsável pela decisão final.

De acordo com o procurador, a realização de manifestações pacíficas não configura crime e está dentro dos limites da liberdade de expressão.

Além disso, Paulo Gonet argumentou que a eventual aprovação de anistia pelo Congresso depende da sanção do Presidente da República.

A concessão de anistia é matéria reservada à lei ordinária, de atribuição do Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República (Art. 48, VIII, da Constituição), que extingue os efeitos penais, principais e secundários, do crime”, afirmou Gonet.

Gonet também acrescentou que a PGR já avaliou a necessidade de prisão de Bolsonaro na denúncia sobre a trama golpista, e a prisão do ex-presidente não foi solicitada pela procuradoria. O STF avalia denúncia contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado.

O juízo sobre a necessidade de decretação/manutenção de medidas cautelares contra o noticiado, que compete exclusivamente ao Ministério Público, foi exercido de forma abrangente no âmbito da Petição n. 12.100/DF em 18.2.2025, por ocasião do oferecimento da denúncia , e não há circunstância nova capaz de modificar o entendimento anteriormente firmado pelo parquet”, completou Gonet.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.