Política
Tendência

Defesa de Bolsonaro pede impedimento de Moraes em investigação sobre golpe

A estratégia da defesa se centra em demonstrar que a imparcialidade do ministro está comprometida, e que, portanto, a continuidade de sua atuação na investigação seria prejudicial aos direitos do ex-presidente.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou, nesta segunda-feira (2), um novo pedido de impedimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no âmbito das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e um plano para assassinar autoridades.

O pedido, protocolado no STF, solicita não apenas o afastamento do ministro Alexandre de Moraes da condução dos processos, mas também a anulação de todos os atos por ele praticados até o momento. A alegação central da defesa gira em torno da existência de um “absoluto interesse pessoal” do ministro na investigação.

Segundo os advogados de Bolsonaro, a alegação de interesse pessoal de Moraes se baseia no fato de o próprio ministro se considerar uma vítima dos planos investigados. A defesa argumenta que este fato compromete irremediavelmente a imparcialidade do processo, ferindo o princípio do sistema acusatório e do devido processo legal.

Um dos pontos relevantes apresentados pela defesa de Bolsonaro no pedido de impedimento diz respeito à existência de um planejamento para sequestrar e assassinar o ministro Alexandre de Moraes, fato que teria sido revelado durante o desenvolvimento da investigação. Esta alegação, de acordo com a defesa, reforça a posição de Moraes como suposta vítima direta dos fatos em apuração, gerando um conflito de interesses que inviabiliza a sua atuação imparcial no caso.

Em trecho do pedido de impedimento, a defesa de Bolsonaro afirma: “O próprio ministro, em diversas manifestações nos aludidos autos, reconhece expressamente que teria sido alvo de um “plano” cujas finalidades incluiriam até mesmo a sua morte, o que o coloca em uma posição de suposta vítima direta dos fatos em apuração em petições sob a relatoria dele”.

A defesa destaca que a alegada ameaça de morte contra o ministro, por si só, configura um elemento crucial para o pedido de impedimento, uma vez que coloca Moraes numa posição de potencial parcialidade na condução do processo, podendo comprometer a isenção necessária para a tomada de decisões justas e imparciais. A estratégia da defesa se centra em demonstrar que a imparcialidade do ministro está comprometida, e que, portanto, a continuidade de sua atuação na investigação seria prejudicial aos direitos do ex-presidente Bolsonaro e ao correto funcionamento da justiça.

O pedido de impedimento apresentado pela defesa de Bolsonaro constitui um novo capítulo na complexa batalha jurídica que envolve o ex-presidente e o ministro Alexandre de Moraes. A repercussão deste pedido e a decisão do STF sobre o mesmo serão elementos cruciais para o desenrolar das investigações em curso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.