A Câmara Municipal de Mossoró (CMM), sob a liderança do presidente vereador Genilson Alves (União), iniciou um plano de ação emergencial para reequilibrar as finanças da instituição. A Casa Legislativa enfrenta uma dívida de aproximadamente 4 milhões de reais, proveniente da gestão anterior. Para reverter essa situação crítica, uma força-tarefa foi estabelecida com o objetivo de restaurar a saúde financeira da Câmara.
Dentre as primeiras medidas adotadas, destaca-se a redução do quadro de servidores, bem como a suspensão de gastos com passagens aéreas, refeições, diárias e gratificações. Essas ações visam conter o fluxo de despesas e direcionar os recursos para o pagamento das dívidas acumuladas.
Além do esforço para sanar as finanças, a Câmara também está trabalhando em projetos de modernização. Um dos principais focos é a implementação de processos digitais, com o objetivo de aumentar a transparência e a eficiência da gestão pública. Segundo o presidente Genilson Alves, a informatização é “fundamental para trazer mais transparência e equidade nos processo públicos”.
A gestão também pretende valorizar os servidores da Câmara, por meio de parcerias com instituições, universidades e órgãos para oferecer capacitação profissional. “O que queremos é ter uma Câmara atuante, a serviço do povo”, afirmou Genilson Alves.
Ele complementou dizendo que, para isso, é necessário que o servidor esteja capacitado, preparado para atender com excelência os anseios da população. A Câmara busca proporcionar que os servidores tenham espaço e oportunidade para se capacitar e aprender mais.
As ações da nova gestão são parte de um projeto contínuo de modernização, buscando garantir mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população de Mossoró. Com a combinação de medidas de contenção de gastos, transparência nos processos e investimentos na capacitação dos servidores, a Câmara Municipal de Mossoró pretende não só superar a crise financeira, mas também se tornar um modelo de gestão pública.
A expectativa é que as medidas implementadas resultem em uma Câmara mais eficiente, transparente e preparada para atender às necessidades da população de Mossoró.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.