O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) faz um apelo urgente à população devido à situação crítica em seus estoques de sangue, especialmente os de tipagem negativa. A unidade, responsável por abastecer os hospitais do estado, informa que os níveis atuais são insuficientes para atender à demanda.
Nesta quarta-feira (23), o Hemonorte conta com apenas 15 bolsas de sangue de tipagem negativa. Esse número representa uma grande preocupação, já que o ideal seria um estoque com, pelo menos, 85 bolsas a mais. As tipagens O-, A- e B- são as que se encontram em estado mais crítico.
A maior preocupação recai sobre o sangue tipo O negativo, conhecido como doador “universal”. Ele é importante em emergências, quando não há tempo hábil para determinar o tipo sanguíneo do paciente, pois pode ser transfundido em qualquer pessoa, independentemente do seu tipo de sangue.
“Precisamos da solidariedade da população para reverter essa situação”, afirma a direção do Hemonorte.
Quem pode doar:
Para ser um doador, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis);
- Pesar mais de 50kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
- Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Estar alimentado;
- Apresentar um documento oficial com foto.
O Hemonorte está localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, Natal-RN (próximo ao Parque das Dunas), e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.