Mundo Pet

Cientistas estão cada vez mais perto de “criar gatos hipoalergênicos”

A tecnologia de edição de genes CRISPR pode eliminar uma proteína que é a principal fonte de alergias a gatos

Uma equipe de pesquisadores afirma ter encontrado uma maneira eficaz de bloquear a fonte mais comum de alergias a gatos, usando a tecnologia de edição de genes CRISPR. Suas descobertas também sugerem que os gatos hipoalergênicos podem ser tão saudáveis ​​quanto o felino típico.

As alergias estão mais associadas aos pelos que os gatos lançam no meio onde vivem, mas esses não são os verdadeiros culpados. Acredita-se que uma proteína produzida pelos gatos chamada Fel d 1, que acaba na saliva e nas lágrimas e, por extensão, no pelo que eles limpam constantemente, cause mais de 90% das alergias aos gatos. Isso tornou a proteína um alvo atraente para cientistas que tentam reduzir a carga de alergias a gatos, que podem afetar até 20% das pessoas.

Pesquisadores da InBio, uma empresa de biotecnologia com sede na Virgínia (anteriormente chamada de Indoor Biotechnologies), estão trabalhando em sua própria abordagem para esse objetivo. Eles esperam usar CRISPR, a tecnologia de edição de genes vencedora do Prêmio Nobel, para produzir gatos que simplesmente produzem pouco ou nenhum Fel d 1. Em sua última pesquisa, publicada no The CRISPR Journal, eles dizem ter acumulado evidências de que isso pode ser feito de forma eficaz e segura.

Analisando o DNA de 50 gatos domésticos, eles encontraram regiões ao longo de dois genes envolvidos principalmente na produção de Fel d 1 que seriam adequadas para edição com CRISPR. Quando compararam os genes desses gatos com os de 8 espécies de gatos selvagens, também descobriram que havia muita variação entre os grupos. Isso pode indicar, como outras pesquisas sugeriram, que o Fel d 1 não é essencial para a biologia do gato e, portanto, pode ser removido sem nenhum risco à saúde. (Certas raças de gatos, como o azul russo e o gato balinês, são frequentemente apontadas como melhores para pessoas com alergias porque podem produzir naturalmente menos Fel d 1).

Por fim, a equipe usou CRISPR em células de gato no laboratório, que parecia ser eficaz na redução ou eliminação de Fel d 1 e parecia não produzir edições fora do alvo nas áreas em que eles previam que as edições provavelmente ocorreriam.

No geral, os pesquisadores dizem que suas descobertas mostram que o “Fel d 1 é um candidato racional e viável para a eliminação de genes, o que pode beneficiar profundamente as pessoas alérgicas a gatos, removendo o alérgeno primário na fonte”.

Atualmente, existem muitos esforços em andamento para criar gatos que “causem menos espirros nas pessoas“. No início de 2020, a empresa de pet food Purina lançou sua linha de produtos LiveClear: ração para gatos tratada com uma proteína à base de ovo que inibe o Fel d 1 na boca.

A pesquisa da empresa descobriu que os níveis de Fel d 1 no pelo e caspa dos gatos são reduzidos em uma média de 47% após três semanas com os gatos comendo a LiveClear. Em outros lugares, outros pesquisadores estão trabalhando em uma vacina para gatos que treina seu sistema imunológico para reduzir os níveis da proteína.

Os autores do novo estudo apontam que é possível reduzir a quantidade de Fel d 1 que os gatos produzem de várias maneiras. Mas como os gatos estão constantemente perdendo pelos, algo que qualquer dono de gato sabe, ainda é possível que pequenas quantidades de Fel d 1 se acumulem na poeira da casa e representem uma grande ameaça aos alérgicos. Ao direcionar o Fel d 1 em sua fonte através da edição de genes, eles argumentam, “é possível criar gatos verdadeiramente hipoalergênicos“.

Claro, tudo isso está apenas começando. Os cientistas planejam continuar refinando e testando sua técnica, tanto em laboratório quanto em gatos da vida real geneticamente criados para remover seu Fel d 1. Se isso funcionar como esperado, sem efeitos nocivos, o próximo passo seria encontrar uma maneira de editar genes com segurança em gatos adultos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.