Justiça
Tendência

OAB solicita a Alexandre de Moraes acesso irrestrito aos autos da defesa de Bolsonaro

A questão do acesso às provas foi levantada durante o julgamento na 1ª turma do STF, que aceitou a denúncia contra Bolsonaro e outros sete acusados.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, formalizou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir o acesso total e irrestrito dos advogados aos autos do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado. A solicitação visa assegurar o pleno exercício do direito de defesa no caso. Recentemente, o STF remarcou o julgamento do Núcleo 2 envolvido em tentativa de golpe para Abril.

Simonetti apresentou ao ministro uma representação da advocacia, relatando dificuldades no acesso integral às provas. O documento solicita que os advogados constituídos na Petição 12.100 tenham acesso irrestrito a todos os elementos probatórios relacionados ao caso.

A impossibilidade de acesso integral às trocas de mensagens e aos arquivos documentados compromete a atuação da defesa, restringindo sua capacidade de identificar informações relevantes e elaborar questionamentos estratégicos a acusados e testemunhas, argumenta a OAB.

De acordo com os advogados, o acesso aos documentos não tem sido concedido de forma completa, impedindo a análise aprofundada das evidências.

Provas ‘brutas’

A questão do acesso às provas foi levantada durante o julgamento na 1ª turma do STF, que aceitou a denúncia contra Bolsonaro e outros sete acusados. Na ocasião, advogados relataram a falta de acesso às provas originais, como mídias, documentos e anotações. Alegaram que tiveram acesso apenas a “recortes” selecionados pela autoridade policial. 

A OAB defende que a defesa deve ter acesso aos mesmos elementos disponíveis para a acusação, garantindo a paridade de armas no processo. 

O documento apresentado ao ministro Alexandre de Moraes ressalta ainda a preocupação com o prazo exíguo concedido para a análise dos autos, o que, segundo a OAB, impacta o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal.

A representação encaminhada ao STF é assinada por Beto Simonetti, presidente da OAB, Sérgio Leonardo, procurador-Geral do Conselho Federal da OAB, e Alex Sarkis, procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da entidade. Além disso, o STF mantém decisão sobre correção do FGTS pelo IPCA sem retroatividade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.