O Instagram é agora uma das melhores plataformas para atingir os consumidores, conforme demonstrado pelo estudo Social Media Trends Report Q3 2020 , conduzido pela Socialbakers, onde se observa que a plataforma é muito mais popular do que o Facebook e até expandiu seu público durante a pandemia de Covid19.
Segundo o relatório, a liderança da plataforma que nasceu simplesmente para compartilhar fotos já é 34,7% maior do que a rede social criada por Mark Zuckerberg; Em comparação com 2019, em 2020 o Instagram cresceu 13,3% no terceiro trimestre do ano, enquanto o Facebook caiu 17,6%.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Essa análise foi realizada comparando o tamanho total do público dos 50 principais perfis de marca em ambas as plataformas.
Instagram tem melhores interações
Ao contrário do Facebook, o Instagram tem melhores interações e permaneceu forte com 22 vezes mais interações do que a rede social azul durante o mesmo período, em comparação com 16 vezes no primeiro trimestre do mesmo ano.
Porém, apesar do Instagram ter maior audiência e melhor engajamento, 61,9% de todas as publicações de perfis de marca ainda estão no Facebook, embora isso diminua ano a ano, visto que em relação ao segundo trimestre de 2020 a concentração de publicações na rede representou 70,1%.
A importância de encontrar a rede social certa
Embora o Instagram possa ser uma nova aposta para muitas marcas, o e-commerce ainda recebeu o maior percentual de interações no Facebook e o segundo maior número de interações no Instagram, atrás apenas de Moda.
Diante disso, é importante ressaltar que as plataformas devem ser selecionadas de acordo com as estratégias para atingir o público de diferentes formas, pois enquanto o Facebook pode ser uma forma pela qual os usuários se informam e interagem com os perfis, o Instagram pode destacar o comprometimento de forma criativa.
A importância de conhecer o consumidor
O tempo que os usuários passam nas redes sociais voltou aos níveis pré-pandêmicos, no entanto, os hábitos de consumo podem ter mudado após a contingência, por isso é importante que os profissionais de marketing conheçam seu “novo” público.
Em 2020, as interações globais do Instagram nas postagens de perfil aumentaram 5,4%, enquanto as interações nas postagens de perfil do Facebook diminuíram 0,08%.
No caso do Brasil, as duas redes sociais apresentaram aumento, mas enquanto o Facebook cresceu perto de 10%, o Instagram ultrapassou 20%. Então, a plataforma pode ser a melhor aliada para dezenas de empresas e criadores de conteúdo que buscam atingir públicos.
Por fim, as redes sociais são recursos das principais estratégias de marketing digital para gerar tráfego para um site.