A Universidade de São Paulo (USP) alcançou um reconhecimento notável no cenário internacional, figurando entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas distintas do conhecimento. A classificação é proveniente do “THE World University Rankings by Subject 2025“, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Este ranking avalia universidades em diversas áreas do saber, e a USP se destacou em cinco delas.
As áreas em que a USP obteve destaque no ranking foram:
- Direito: 58ª posição;
- Educação: 67ª posição;
- Medicina e Saúde: 86ª posição;
- Artes e Humanidades: 98ª posição;
- Ciências Sociais: 97ª posição.
O ranking da Times Higher Education avalia 11 áreas do conhecimento e, apesar do domínio americano em 9 delas, com instituições como a Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) liderando em três cada, a Universidade de Oxford, do Reino Unido, se sobressaiu em Ciências da Computação e Medicina e Saúde, conforme informações do Jornal da USP.
A metodologia do THE by Subject foi atualizada em sua sétima edição, adotando os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, mas ajustados a cada área do conhecimento. Os indicadores são agrupados em:
- Ensino (ambiente de aprendizagem);
- Ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação);
- Qualidade da pesquisa (força, excelência e influência);
- Perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa);
- Indústria (renda e patentes).
Este resultado reforça a posição da USP como uma instituição de ensino e pesquisa de excelência, não só na América Latina, mas também no contexto global, refletindo o impacto de sua produção acadêmica e científica nas diversas áreas do conhecimento.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.