A gestão municipal de Macaíba anunciou um reajuste de 6,27% no piso salarial dos profissionais do magistério da educação para o ano de 2025. A medida, que beneficia professores e pedagogos da rede municipal, foi sancionada e publicada no Diário Oficial do dia 10 de março, através da Lei Municipal nº 2.556.
O novo valor do piso salarial, estabelecido em R$ 3.650,77 para uma jornada de 30 horas semanais, já está em vigor desde 1º de janeiro. O pagamento retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro será efetuado em duas parcelas, conforme informado pela administração municipal.
De acordo com a prefeitura, cerca de 700 profissionais da educação, incluindo servidores efetivos, contratados e aposentados com paridade, serão beneficiados com o reajuste. A iniciativa segue uma política de valorização dos profissionais do magistério, implementada desde 2021, com reajustes anuais acima da inflação, que em 2024 ficou em 4,77%.
Além do reajuste salarial, a gestão do prefeito Emídio Júnior tem implementado outras medidas para valorizar a educação no município. Uma delas foi a regularização das progressões por letras, que estavam atrasadas desde 2021. Segundo a prefeitura, cerca de 600 promoções foram atualizadas desde então.
Em declaração oficial, o prefeito Emídio Júnior destacou os investimentos na área da educação: “Além do olhar voltado aos profissionais com a formação continuada, nossa gestão instituiu um novo cardápio com qualidade nutricional, reformou cerca de 30 escolas, inaugurou três creches e está construindo uma escola, e distribuiu o mais completo kit escolar e fardamento para nossos alunos. Esse é mais um sinal do nosso respeito e reconhecimento aos professores e valorização da educação da nossa cidade”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.