Educação

Enem 2024 registra menor número de redações com nota mil dos últimos dez anos

Apenas uma redação nota mil foi produzida por um aluno da rede pública de ensino, sendo as outras 11 de escolas da rede privada

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 apresentou o menor número de redações com nota máxima dos últimos dez anos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), apenas 12 estudantes, de um total de quase 3,2 milhões de participantes, alcançaram a nota mil na redação. Este resultado marca um declínio significativo em relação aos anos anteriores, especialmente quando comparado com 2021, quando 22 alunos obtiveram a pontuação máxima.

O resultado do Enem 2024, divulgado nesta segunda-feira (13), é crucial para o ingresso de estudantes do ensino médio em universidades públicas brasileiras. A prova é composta por 180 questões objetivas e uma redação, sendo esta última um importante critério de avaliação.

Os estados que tiveram redações nota mil foram: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os únicos estados com mais de um aluno com nota máxima, enquanto os demais tiveram apenas um representante cada.

Adicionalmente, o MEC informou que apenas uma redação nota mil foi produzida por um aluno da rede pública de ensino, sendo as outras 11 de escolas da rede privada.

O tema da redação do Enem 2024 foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Apesar da relevância do tema, a proficiência média em redação foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à edição de 2023.

A queda no número de redações com nota máxima é notável, sendo o menor registro em dez anos. Em 2021, o número era de 22 redações nota mil, o que demonstra uma mudança no padrão de avaliação.

Além da redação, o Enem avaliou os estudantes em outras áreas do conhecimento:

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Nota máxima: 796
Nota mínima: 294
Média: 528

Matemática e suas tecnologias

Nota máxima: 962
Nota mínima: 334
Média: 529

Ciências humanas e suas tecnologias

Nota máxima: 820
Nota mínima: 284
Média: 517

Ciências da natureza e suas tecnologias

Nota máxima: 867
Nota mínima: 308
Média: 495

A taxa de abstenção do Enem 2024 foi de 26,5%, uma leve queda em relação aos 28,1% do ano anterior. Ao todo, foram registradas mais de 4,3 milhões de inscrições para o exame, que ocorreu nos dias 3 e 10 de novembro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.