O Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (Proceem), iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltada à inclusão social, obteve um índice de 78% de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2025). O cursinho pré-vestibular gratuito, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem como principal objetivo preparar estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovendo o acesso ao ensino superior.
Segundo a Prograd, 90 alunos mantiveram presença regular ao longo de toda a preparação, sendo 50 no turno noturno e 40 no matutino. A regularidade na participação foi apontada como um dos fatores determinantes para os resultados expressivos deste ano. No total, 70 estudantes foram aprovados já na primeira chamada do SiSU, enquanto outros quatro conquistaram bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
A Proex, que financia as bolsas do programa, destacou que o cursinho é oferecido tanto na capital Natal quanto nos campi do interior, visando auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica no estado. Para o pró-reitor adjunto de Extensão, Edvaldo Vasconcelos, o resultado obtido neste ano representa um marco. “É um feito histórico“, afirmou.
Já a coordenadora do Proceem, Jussara Câmara, destacou a satisfação da equipe com o desempenho dos alunos. “É um trabalho realizado com todo cuidado pelos estudantes das nossas licenciaturas e, após todo esforço, conseguimos essa aprovação recorde“, afirmou. A expectativa agora é que o número de aprovados aumente com as próximas chamadas do SiSU.
Sobre o Proceem
O Proceem é um programa preparatório destinado a estudantes da rede pública de ensino, abrangendo aqueles que já concluíram ou estão no último ano do ensino médio. O cursinho oferece reforço nas quatro áreas de conhecimento cobradas no Enem:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências Humanas e suas tecnologias
- Ciências da Natureza e suas tecnologias
O objetivo do programa é garantir que os estudantes tenham um reforço qualificado para ingressar no ensino superior. As aulas ocorrem gratuitamente e são ministradas por alunos de licenciatura da própria UFRN.
Interessados podem obter mais informações sobre o Proceem por meio da página oficial no Instagram: Proceem UFRN.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.