Economia
Tendência

Mutirão Nacional de Renegociação Bancária oferece condições especiais para devedores

As negociações poderão ser realizadas de forma remota, diretamente nos canais oficiais da instituição financeira credora.

Começa no próximo sábado, 1º de março, o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em colaboração com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. O objetivo é auxiliar consumidores com dívidas bancárias em atraso a encontrarem soluções para regularizar sua situação financeira.

Com duração até 31 de março, o mutirão conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras e entidades parceiras. Durante este período, os consumidores terão a oportunidade de renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas junto a bancos e instituições financeiras. É importante estar atento, pois recentemente houve uma nova campanha de golpe no WhatsApp roubando credenciais bancárias. Fique atento e proteja suas informações.

Serão oferecidas condições especiais de negociação, incluindo:

  • Parcelamento facilitado;
  • Descontos sobre o valor total da dívida;
  • Taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

As negociações poderão ser realizadas de forma remota, diretamente nos canais oficiais da instituição financeira credora, através do portal Consumidor.Gov, ou nos Procons de cada localidade.

Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, destaca que a ação tem um papel importante na prevenção do superendividamento, além de promover a educação financeira por meio da oferta de cursos e conteúdos gratuitos. Além disso, vale lembrar que o Brasil assumiu a liderança mundial em juros reais, tornando iniciativas como essa ainda mais relevantes.

O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira integra o calendário fixo dos bancos desde 2019, sendo realizado duas vezes ao ano: em março, durante o mês do consumidor, e em novembro. As edições anteriores já somam 33 milhões de contratos renegociados. Na última edição, em novembro de 2024, foram renegociados 1.750.038 contratos. 

Para mais informações sobre o Mutirão, como o passo a passo para negociar e a lista de entidades participantes, acesse a página do Mutirão no Meu Bolso em Dia Febraban.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.