Economia
Tendência

Mercado debate fim antecipado do ciclo de alta da Selic após decisão do Copom

De acordo com a edição mais recente do Boletim Focus, a projeção do consenso do mercado financeiro é de uma Selic a 15% em 2025

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros, a Selic, para 13,25% desencadeou um intenso debate no mercado financeiro sobre o futuro da política monetária brasileira. Apesar do aumento já esperado, o comunicado do Copom foi interpretado por muitos como uma sinalização de que o ciclo de aperto monetário pode estar chegando ao fim mais cedo do que o previsto inicialmente.

O Banco Central confirmou o aumento da Selic e indicou um novo ajuste de 1 ponto percentual na próxima reunião, em março. No entanto, a autoridade monetária deixou em aberto seus próximos passos, alimentando especulações sobre o limite para as altas da taxa.

O impacto imediato no mercado foi uma queda do dólar, que fechou em R$ 5,85, após nove dias consecutivos de baixa. O Ibovespa também reagiu positivamente, com um salto de quase 3%, impulsionado pela expectativa de um possível encerramento precoce do ciclo de elevação da Selic.

O que os bancos enxergam

Analistas do Itaú consideraram o comunicado do Copom mais brando do que o esperado, apontando que as projeções de inflação parecem relativamente moderadas. Eles acreditam que o Banco Central está preocupado com os riscos à atividade econômica doméstica e avalia o impacto de choques globais de forma benigna do ponto de vista inflacionário.

Apesar de preverem um novo aumento de 100 pontos-base na próxima reunião, levando a Selic para 15,75% ao ano, os economistas do Itaú ressaltam que “os riscos indicam que o Copom pode encerrar o ciclo antes disso”.

A Genial também compartilha da visão de que a política monetária já se encontra em um patamar excessivamente contracionista, afirmando que “já nos encontramos próximos do fim do ciclo de alta de juros”, e projetando a Selic terminal em 15%.

O Bank of America (BofA), por outro lado, avalia que o comunicado do Copom permaneceu praticamente inalterado em relação ao de dezembro, e atualizou suas projeções para dois aumentos adicionais de 50 bps após a reunião de março, elevando a Selic terminal para 15,25%. O banco prevê que as taxas serão mantidas até o início dos cortes na terceira reunião de 2026.

Qual será a Selic terminal?

O consenso do mercado ainda aponta para uma Selic mais próxima de 16% do que de 15% no contexto atual, embora o ciclo possa ser mais intenso e terminar mais cedo. O Itaú Unibanco, por exemplo, revisou sua projeção de 15% para 15,75% em 2025, com expectativa de 13,75% para 2026.

Segundo o Itaú, “a política monetária mais restritiva deve impactar a economia com mais força a partir do 2º trimestre de 2025”. A dinâmica do real e as expectativas de inflação serão cruciais para determinar o tamanho do ciclo.

A XP também considera a possibilidade de o Copom interromper o ciclo de alta de juros antes do cenário base, caso a desaceleração econômica se intensifique. A projeção da casa é de uma Selic terminal de 15,50% para este ano.

O Bradesco, por sua vez, projeta a Selic em 15,25% ao final de 2025, com dois aumentos de 100 bps seguidos por duas elevações de 50 bps. O banco aponta que as medidas de contenção de gastos do governo não geraram a credibilidade fiscal esperada, levando a uma “deterioração e volatilidade, sem um vetor claro de melhora no curto prazo”.

O Bradesco também alerta que, sem a dominância fiscal, a Selic pode subir acima do que o mercado precifica atualmente, gerando um equilíbrio delicado para a economia real e o Tesouro.

Última projeção do Boletim Focus

De acordo com a edição mais recente do Boletim Focus, a projeção do consenso do mercado financeiro é de uma Selic a 15% em 2025, com uma taxa de juros de 12,50% esperada para o ano seguinte. As expectativas para a Selic em 2025 se mantêm estáveis há três semanas, enquanto as projeções para 2026 foram revisadas para cima em duas semanas consecutivas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.