Na manhã desta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, o mercado de juros futuros apresentou alta, acompanhando a valorização do dólar. O movimento reflete as preocupações dos investidores com as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de novas tarifas comerciais, bem como a contínua deterioração das expectativas de inflação divulgadas no Boletim Focus. O último Boletim Focus, por exemplo, elevou a projeção da inflação de 2025 pela 17ª vez consecutiva.
Adicionalmente, a elevação dos juros futuros está alinhada com o desempenho dos Treasuries de longo prazo, em um dia de agenda econômica relativamente esvaziada. Vale lembrar que o Ibovespa encerrou a última semana com queda, também pressionado por incertezas globais.
Desempenho dos DIs:
- Às 9h16, a taxa do Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 registrava alta, atingindo 15,050%, ante os 15,044% do ajuste anterior.
- O DI com vencimento em janeiro de 2027 também apresentava avanço, cotado a 15,235%, em comparação com os 15,210% do fechamento anterior.
- Para 2029, o DI subia para 14,950%, frente aos 14,876% do ajuste da última sexta-feira, dia 7.
O mercado financeiro segue atento aos desdobramentos da política econômica internacional e seus potenciais impactos na inflação e nas taxas de juros domésticas. A postura do governo americano em relação ao comércio global continua sendo um fator de grande influência nas expectativas dos investidores.
Recentemente, o dólar interrompeu uma sequência de quedas, refletindo a cautela em relação às declarações de Trump e Lula.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.