O Rio Grande do Norte deu um passo importante para expandir suas relações comerciais internacionais com a formalização de um acordo para a criação de uma nova rota marítima ligando o Porto de Natal ao Porto de Setúbal, em Portugal. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Docas do RN (Codern) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) ocorreu nesta terça-feira (11), em Portugal, com a mediação do Governo do Estado.
O vice-governador Walter Alves participou da cerimônia, que sela o compromisso de estabelecer uma linha de transporte marítimo regular entre os dois portos. Espera-se que a iniciativa impulsione o fluxo de mercadorias e fortaleça os laços comerciais entre o Rio Grande do Norte e o mercado europeu. Em fevereiro, o comércio exterior do RN movimentou US$ 99,7 milhões, com destaque para a exportação de frutas.
O termo de cooperação foi assinado pelo vice-governador como testemunha, pelo presidente da Codern, Paulo Henrique de Macedo Carlos, e pelo presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Alberto do Maio Correia.
Investimentos e intercâmbio
A parceria engloba uma série de ações estratégicas, incluindo investimentos em infraestrutura portuária, o compartilhamento de informações relevantes para o setor, a realização de visitas técnicas e o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de logística, marketing, meio ambiente, operação portuária, inovação tecnológica e gestão portuária.
Atualmente, a Europa representa o principal destino das frutas exportadas pelo Rio Grande do Norte. A nova rota comercial marítima surge como uma alternativa logística para facilitar a chegada desses produtos ao mercado europeu, bem como para agilizar a importação de mercadorias europeias para o estado, fortalecendo a economia local. A Fecomércio também busca fortalecer o turismo potiguar em missão técnica em Lisboa, o que demonstra o interesse do estado em fortalecer seus laços internacionais.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou que a cooperação trará novas oportunidades para gestores e técnicos do Porto de Natal, promovendo um intercâmbio valioso para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Segundo ela, o acordo também fomenta parcerias voltadas à infraestrutura e à inovação portuária. As tratativas iniciais para este acordo ocorreram durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, em março de 2024, quando a comitiva potiguar visitou a região da Arrábida.
Benefícios para a economia potiguar
O vice-governador Walter Alves enfatizou os benefícios que a nova rota trará para a economia potiguar, incluindo o aumento das exportações pelo Porto de Natal e a redução dos custos para produtores e exportadores de frutas. Ele acredita que isso resultará em mais empregos, renda e oportunidades no estado. Alves também destacou que o acordo abre caminho para a troca de conhecimento e outras parcerias voltadas à infraestrutura e à tecnologia portuária.
Com uma movimentação de 6,5 milhões de toneladas de mercadorias em 2024, o Porto de Setúbal se apresenta como um parceiro estratégico para o Porto de Natal, consolidando sua posição no cenário do comércio exterior.
Paulo Henrique de Macedo Carlos, presidente da Codern, celebrou a formalização do acordo, descrevendo-o como o início de uma parceria estratégica com potencial para impactar positivamente o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e do Brasil. Ele enfatizou que o acordo abrange a troca de conhecimento, tecnologia e boas práticas na gestão portuária, o que permitirá otimizar operações logísticas, aprimorar processos e garantir um ambiente de negócios mais competitivo e eficiente.
Hugo Fonseca, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, ressaltou o papel fundamental do governo estadual na mediação do processo e o fortalecimento das relações comerciais do estado.
Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, destacou o impacto positivo da parceria para a economia potiguar, especialmente para o setor agropecuário, ressaltando o aumento de 104% nas operações do Porto de Natal em 2024, impulsionado pelas exportações agrícolas.
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