A Secretaria de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações de Natal (Sepae), representada pelo secretário Arthur Dutra, e o Sistema Fecomércio RN, liderado pelo presidente Marcelo Queiroz, realizaram um encontro na última quinta-feira, dia 23, para debater os desafios da nova gestão municipal e as possibilidades de colaboração por meio de parcerias público-privadas (PPPs) na capital potiguar.
Durante a reunião, o secretário Arthur Dutra enfatizou o papel da Fecomércio como parceira estratégica para o avanço das PPPs em Natal. Ele citou a gestão do Teatro Sandoval Wanderley pelo Sesc RN como um exemplo bem-sucedido de colaboração entre as entidades. “A Fecomércio é uma parceira e sempre está disposta, na pessoa do presidente Marcelo, a procurar soluções para alavancar o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou o secretário, ressaltando a importância da entidade para o progresso local.
Arthur Dutra também detalhou as iniciativas da secretaria para os primeiros 120 dias de gestão do prefeito Paulinho Freire, incluindo o relançamento do edital de concessão do Complexo Turístico da Redinha, um projeto considerado prioritário para a cidade. As ações visam acelerar o desenvolvimento econômico e social do município por meio de parcerias estratégicas.
Marcelo Queiroz, por sua vez, destacou que a Fecomércio pode contribuir em diversas áreas, com foco na ocupação urbana e infraestrutura de Natal, mencionando a revitalização dos bairros da Ribeira, na Zona Leste, e de Ponta Negra, na Zona Sul, como exemplos de atuação. “Temos um objetivo em comum, que é o desenvolvimento de Natal. A Fecomércio está sempre disposta a contribuir, seja com estudos, projetos, ou pelo Sesc e Senac, com capacitações e a promoção de nossas ações para impulsionar esse crescimento”, afirmou o presidente, demonstrando o comprometimento da instituição com o progresso da cidade.
Agenda de Parcerias Público-Privadas
A Fecomércio tem adotado as PPPs como uma de suas principais agendas de trabalho. Em 2024, o tema foi amplamente debatido durante o Fórum Caminhos para o Futuro, que comemorou os 75 anos da instituição, e em diversas reuniões com a Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan). Nessas ocasiões, foram identificados diversos equipamentos de turismo com grande potencial para parcerias entre o setor público e privado, entre eles:
- A estrada de Pipa;
- Centro de Turismo;
- Centro de Convenções de Natal;
- Forte dos Reis Magos;
- Parque das Dunas;
- Cajueiro de Pirangi;
- Museu da Rampa;
- Teatro Alberto Maranhão;
- Infovia;
- Cidade da Criança;
- As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Bonfim-Guaraíras e de Genipabu.
No âmbito municipal, foram ressaltadas ações específicas para Ponta Negra e o Complexo Turístico da Redinha, além de outras demandas do setor produtivo local. Todas essas propostas serão encaminhadas à nova gestão municipal para análise e possível implementação.
A reunião entre os representantes da Sepae e da Fecomércio demonstra um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento de Natal por meio de parcerias estratégicas entre o setor público e privado. A colaboração visa não apenas a melhoria da infraestrutura e dos serviços, mas também a geração de empregos e o crescimento econômico da cidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.