O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou que as obras de revitalização na Ponte de Igapó, localizada em Natal, têm previsão de conclusão para maio de 2025. Segundo o órgão, os trabalhos no Complexo Viário das Pontes de Igapó estão em ritmo avançado e há esforços para antecipar a liberação do tráfego na região.
Atualmente, o projeto alcançou 45% de execução. As atividades em andamento incluem a restauração de estacas, blocos e pilares, além da substituição de aparelhos de apoio. O DNIT também informou que está sendo realizada a demolição de estruturas deterioradas e o reforço das vigas. Ainda restam serviços na infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, além da instalação de dispositivos de segurança e sinalização viária para serem finalizados.
As obras, iniciadas em setembro de 2023, impactaram o tráfego local, restringindo o fluxo de veículos a um dos lados da via. A Ponte de Igapó, que possui 600 metros de extensão e é essencial para a ligação entre as zonas Oeste e Norte de Natal, não recebia reparos completos desde sua construção, datada dos anos 1970 e 1985. O investimento total na obra é de R$ 20 milhões, conforme informações do DNIT.
A região já enfrentava desafios no trânsito desde setembro de 2022, devido às obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura, principal acesso à ponte. A simultaneidade dessas intervenções tem causado lentidão e desvios no fluxo de veículos, complicando ainda mais a mobilidade urbana.
Em relação a outros projetos, o DNIT informou que a segunda fase do Complexo Viário do Gancho do Igapó, que inclui a construção de um túnel e passarelas, deverá ter a licitação dos projetos básicos e executivos até 31 de julho de 2025. A previsão é que a obra do túnel comece até 31 de dezembro de 2025. Após uma licitação falha, um novo processo será iniciado para atualizar o orçamento e dar continuidade aos preparativos. O complexo já entregou o viaduto principal em janeiro de 2021, além do túnel, que possui 913 metros de extensão.
Obras na Reta Tabajara
As obras complementares na BR-304 estão em fase inicial, com a construção de dois viadutos na travessia urbana de Macaíba e três viadutos no trecho duplicado entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226/RN. Desde 2015, o projeto de duplicação da rodovia já entregou 19 quilômetros, com 4,9 km antes do Novo PAC e 14,1 km dentro do programa. As melhorias incluem as Obras de Arte Especiais (OAE’s) na travessia urbana de Macaíba e as marginais nos trechos duplicados.
Ainda restam 2,4 quilômetros de duplicação na travessia urbana de Macaíba, incluindo vias laterais. O contrato atual prevê a construção de cinco viadutos e duas pontes. O edital para as novas etapas deve ser publicado até 31 de julho de 2025.
Os contratos remanescentes incluem a finalização da travessia urbana de Macaíba e a construção de um novo viaduto de acesso ao Aeroporto. A contratação está prevista para janeiro de 2025. Além disso, está prevista a conclusão das marginais dos trechos já duplicados, com 20 quilômetros de um lado e 10 quilômetros do outro. A conclusão dessas marginais está estimada para 30 de junho de 2025, com a publicação do edital prevista para até 30 de agosto de 2025 e a contratação até 28 de fevereiro de 2026.
Outras obras do DNIT no RN
Reestruturação da BR-405 em Mossoró: Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para a reestruturação de 195,4 quilômetros da BR-405 estão em andamento, com a ordem de serviço assinada em janeiro de 2025. A previsão de conclusão é outubro de 2026.
Recuperação de rodovias estaduais: Rodovias estaduais que são usadas como desvio durante a interdição da ponte na BR-304 serão recuperadas. O projeto abrange 189 quilômetros, com investimento de R$ 30 milhões e prazo de execução de 18 meses. Entre os trechos incluídos estão Nova Cruz-Tangará (60 km) e João Câmara-Lajes (58 km), beneficiando oito municípios.
Federalização de rodovias estaduais: O DNIT está coordenando a federalização de rodovias estaduais para integrar a BR-104, garantindo investimentos e padronização. A RN-226 já foi incorporada à rede federal pela Portaria nº 999/2023 e o projeto executivo para integração está em elaboração.
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