A Prefeitura de Natal anunciou uma nova medida que visa otimizar os gastos públicos: a adoção de veículos por aplicativos para o transporte de servidores em atividades administrativas. A iniciativa, oficializada pelo decreto Nº 13.347, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e assinado pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil), tem como principal objetivo gerar uma economia mensal de R$ 1,5 milhão aos cofres da cidade.
O decreto estabelece as diretrizes para a substituição da atual estrutura de veículos alugados e motoristas terceirizados por um sistema de transporte sob demanda, acionado por meio de aplicativos. Segundo a gestão municipal, a mudança busca reduzir os custos com a locação de veículos e a contratação de motoristas, além de promover a modernização, a digitalização dos processos públicos e, consequentemente, o aumento da eficiência nos gastos.
Brenno Queiroga, secretário de Administração de Natal (SEMAD), destacou o potencial da economia gerada pela medida. “Nosso levantamento revelou que teremos uma economia de mais de R$1,5 milhão por mês. Para se ter ideia, o valor seria suficiente para construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por mês“, afirmou o secretário.
Para embasar a decisão, a SEMAD realizou um estudo técnico detalhado, abrangendo a análise da frota existente, os contratos em vigor e o custo médio da operação nos três primeiros meses da gestão. Esse período de avaliação foi considerado essencial para garantir a viabilidade técnica da mudança e sua adequação à realidade do município.
De acordo com o secretário, a implementação do novo modelo trará outros benefícios além da economia. “Além da economia, estaremos permitindo o aumento da eficiência e transparência do serviço, com redução real do custo do KM de R$11,30/km para menos de R$3,00/km, com o controle total de todas as viagens“, explicou Queiroga.
A transição para o novo sistema será feita de forma progressiva, com a substituição gradual do modelo atual por transporte sob demanda via aplicativos. As operadoras interessadas em prestar o serviço deverão passar por um processo de credenciamento público, comprovando que possuem tecnologia consolidada e estrutura corporativa adequada para o atendimento institucional.
A Prefeitura ressalta que a iniciativa se baseia em experiências bem-sucedidas já implementadas por outros órgãos públicos, como o Governo Federal (TáxiGov), a Prefeitura de São Paulo e o Banco do Estado do Pará (Banpará). Segundo a administração municipal, esses casos demonstraram economias de até 70% por quilômetro rodado e melhorias significativas na rastreabilidade e no controle da mobilidade administrativa.
O modelo adotado pela Prefeitura de Natal preserva os contratos vigentes e permite uma transição gradual. Além disso, o decreto veda a substituição de veículos operacionais essenciais, como ambulâncias, viaturas, motos, veículos de fiscalização e da Guarda Municipal. O texto também estabelece um teto de R$ 3,00 por quilômetro médio mensal, com reajuste automático pelo preço da gasolina, conforme dados da ANP, e proíbe a criação de regras específicas para o município.
Essa medida se junta a outros esforços para melhorar a gestão em Natal, como as ações do Procon Natal na defesa do consumidor.
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