A mobilidade entre a zona Norte e as demais regiões de Natal passa por novas mudanças a partir da próxima segunda-feira (28). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) dará início à fase de testes na Avenida Felizardo Moura, com o objetivo de avaliar a nova sinalização e o funcionamento de equipamentos após a liberação de uma nova faixa de tráfego sobre a Ponte de Igapó, cuja obra é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com a liberação, veículos vindos do Centro de Natal e seguindo para a zona Norte utilizarão uma das faixas da ponte decrescente, localizada próxima à linha do trem. A mudança possibilitará a realização de ajustes nos sistemas de sinalização, além de testar a comunicação com motoristas e pedestres, especialmente no que diz respeito à faixa reversível e à faixa exclusiva para ônibus, demarcadas com placas luminosas que indicarão o sentido do trânsito.
Durante esta etapa inicial, inspetores e agentes de mobilidade da STTU estarão no local orientando os condutores sobre as alterações. A faixa reversível, por sua vez, seguirá uma programação específica: das 5h às 12h, a circulação ocorrerá no sentido Igapó/Bairro Nordeste; das 15h às 20h, no sentido Bairro Nordeste/Igapó. Nos intervalos entre 12h e 15h e de 20h às 5h, a faixa será fechada ao trânsito.
A nova sinalização incluirá luzes piscantes para reforçar a atenção dos motoristas e indicar o funcionamento correto das faixas reversível e exclusiva para ônibus.
Apesar das melhorias, os motoristas enfrentaram transtornos durante toda a execução da obra, iniciada há vários meses. As constantes interdições, alterações de fluxo e o prolongamento do prazo de conclusão impactaram diretamente o trânsito entre a zona Norte e outras regiões da capital, gerando congestionamentos e reclamações de quem depende diariamente da Felizardo Moura. A expectativa é que, com a conclusão definitiva prevista para o final de maio, conforme o DNIT, os problemas sejam minimizados.
Com a finalização das obras na Ponte de Igapó, a STTU planeja iniciar uma operação voltada para a orientação dos limites de velocidade da via, promovendo maior segurança para todos que trafegam pela região.
A requalificação da Avenida Felizardo Moura é considerada uma das intervenções mais significativas em infraestrutura nos últimos anos em Natal. O projeto contemplou nova drenagem, pavimentação, implantação de calçadas acessíveis e construção de ciclovia, além da criação da faixa reversível para ampliação da capacidade de tráfego.
As melhorias estruturais resultaram em um aumento de 30% na capacidade da via, permitindo maior fluidez no trânsito e mais segurança para pedestres. As calçadas, agora revitalizadas, proporcionam melhores condições de circulação para pessoas com mobilidade reduzida, integrando a avenida aos padrões modernos de acessibilidade.
O investimento total no projeto é de R$ 43 milhões, viabilizado por recursos da Prefeitura do Natal em parceria com o Governo Federal. Com a conclusão das obras, a Felizardo Moura se torna uma via mais moderna, segura e adaptada às necessidades crescentes da população de Natal.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.