DNIT libera nova faixa na Ponte de Igapó, em Natal, com horários de uso reversível

DNIT libera nova faixa na Ponte de Igapó, em Natal, com horários de uso reversível
Ponte de Igapó tem nova faixa liberada e muda mobilidade entre zona Norte e Centro

Uma nova faixa de tráfego na Ponte de Igapó, em Natal, foi liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta segunda-feira (28). A medida visa otimizar o fluxo de veículos entre o Centro e a Zona Norte da capital potiguar durante o período de obras na estrutura.

De acordo com o DNIT, a faixa liberada permitirá que veículos procedentes do Centro em direção à Zona Norte utilizem uma das vias mais próximas à linha do trem. Com essa alteração, a configuração atual da ponte passa a contar com três faixas em operação: duas no sentido Zona Norte/Centro e uma no sentido Centro/Zona Norte.

Em virtude da continuidade das obras, uma das faixas liberadas funcionará de maneira reversível, adaptando-se aos horários de maior demanda em cada sentido. O esquema de operação da faixa reversível será o seguinte:

  • Das 5h às 12h: sentido Igapó/Bairro Nordeste.
  • Das 15h às 20h: sentido Bairro Nordeste/Igapó.
  • Das 12h às 15h e das 20h às 5h: faixa fechada ao trânsito.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) está coordenando a sinalização e orientação dos motoristas na Avenida Felizardo Moura, principal via de acesso à ponte. Inclusive, a STTU implementou uma operação especial de trânsito para garantir a segurança e fluidez do trânsito.

A Ponte de Igapó está parcialmente interditada desde setembro de 2023 para obras de recuperação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de maio, com a liberação total da estrutura.

Em março, o superintendente do DNIT, Getúlio Batista, já havia adiantado a intenção de liberar mais faixas em abril, mesmo com o cronograma de obras se estendendo até maio.

Iniciadas em setembro de 2023, as obras na Ponte de Igapó contam com investimento da Prefeitura de Natal e do governo federal, totalizando R$ 43 milhões. As melhorias incluem drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, ciclovia e a faixa reversível. A expectativa é que as intervenções aumentem a capacidade de tráfego e a segurança para motoristas e pedestres.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.