Uma nova faixa de tráfego na Ponte de Igapó, em Natal, foi liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta segunda-feira (28). A medida visa otimizar o fluxo de veículos entre o Centro e a Zona Norte da capital potiguar durante o período de obras na estrutura.
De acordo com o DNIT, a faixa liberada permitirá que veículos procedentes do Centro em direção à Zona Norte utilizem uma das vias mais próximas à linha do trem. Com essa alteração, a configuração atual da ponte passa a contar com três faixas em operação: duas no sentido Zona Norte/Centro e uma no sentido Centro/Zona Norte.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Em virtude da continuidade das obras, uma das faixas liberadas funcionará de maneira reversível, adaptando-se aos horários de maior demanda em cada sentido. O esquema de operação da faixa reversível será o seguinte:
- Das 5h às 12h: sentido Igapó/Bairro Nordeste.
- Das 15h às 20h: sentido Bairro Nordeste/Igapó.
- Das 12h às 15h e das 20h às 5h: faixa fechada ao trânsito.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) está coordenando a sinalização e orientação dos motoristas na Avenida Felizardo Moura, principal via de acesso à ponte. Inclusive, a STTU implementou uma operação especial de trânsito para garantir a segurança e fluidez do trânsito.
A Ponte de Igapó está parcialmente interditada desde setembro de 2023 para obras de recuperação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final de maio, com a liberação total da estrutura.
Em março, o superintendente do DNIT, Getúlio Batista, já havia adiantado a intenção de liberar mais faixas em abril, mesmo com o cronograma de obras se estendendo até maio.
Iniciadas em setembro de 2023, as obras na Ponte de Igapó contam com investimento da Prefeitura de Natal e do governo federal, totalizando R$ 43 milhões. As melhorias incluem drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, ciclovia e a faixa reversível. A expectativa é que as intervenções aumentem a capacidade de tráfego e a segurança para motoristas e pedestres.