Natal
Tendência

Ibama assume fiscalização da engorda da praia de Ponta Negra após irregularidades

Agora, todas as etapas de fiscalização serão conduzidas exclusivamente pelo Ibama, que deverá analisar a documentação e as atividades realizadas até o momento para garantir a conformidade ambiental do projeto.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retomou a responsabilidade pela fiscalização da obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal. A medida foi oficializada após o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, solicitar formalmente ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) toda a documentação referente ao projeto.

A decisão marca o encerramento do Acordo de Cooperação Técnica que havia sido firmado entre os dois órgãos em julho de 2023. Este acordo, com validade prevista de 10 anos, delegava ao Idema a competência para o licenciamento e a fiscalização da extração de sedimentos destinados à alimentação artificial da praia.

De acordo com informações divulgadas pelo Idema, a retomada da fiscalização por parte do Ibama foi motivada pela identificação de irregularidades no processo. Entre as principais falhas apontadas, destaca-se a utilização de uma jazida não devidamente licenciada para a retirada de sedimentos.

O Ibama já formalizou um pedido à Prefeitura de Natal para que sejam apresentados documentos que comprovem as ações realizadas durante o período em que o licenciamento ambiental esteve sob a responsabilidade do órgão municipal.

Uma decisão judicial específica impediu que o Idema continuasse atuando no caso, abrindo caminho para que o Ibama reassumisse o controle total sobre a obra. Para que a transição fosse efetivada, foi necessário encerrar formalmente o termo de cooperação técnica. Agora, todas as etapas de fiscalização serão conduzidas exclusivamente pelo Ibama, que deverá analisar a documentação e as atividades realizadas até o momento para garantir a conformidade ambiental do projeto.

Leia também: O acúmulo de água em Ponta Negra preocupa moradores e turistas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.