Natal
Tendência

Engorda da praia de Ponta Negra já altera paisagem da orla

Inicialmente prevista para ser concluída em 95 dias, a obra agora tem expectativa de ser entregue em 74 dias, com conclusão antes do final de dezembro.

A obra de engorda da praia de Ponta Negra, uma das principais intervenções urbanísticas do litoral potiguar, já está impactando a paisagem da orla, conforme mostram imagens aéreas divulgadas no último domingo (29). O material foi compartilhado pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, nas redes sociais. As imagens (confira mais abaixo) revelam o avanço da obra, cujo objetivo é conter a erosão e proteger a costa, especialmente o famoso Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade.

Os trabalhos, que foram retomados no dia 21 de setembro após um período de paralisação, seguem a todo vapor. Segundo a Prefeitura de Natal, o projeto foi acelerado após a decretação de situação de emergência nas praias de Ponta Negra e Via Costeira, devido ao risco de colapso em diversas áreas da orla, colocando em risco não apenas a infraestrutura local, como também a segurança de moradores e turistas.

O secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, informou que a obra está em ritmo intenso e já acumula aproximadamente 120 mil metros cúbicos de areia depositada em um trecho de 600 metros da praia.

Se continuar neste processo de trabalho, com 15, 16 mil m³ por dia de areia despejada na praia, chegaremos ao fim da obra bem antes do estabelecido pela empresa“, afirmou Gomes. Inicialmente prevista para ser concluída em 95 dias, a obra agora tem expectativa de ser entregue em 74 dias, com conclusão antes do final de dezembro.

A engorda visa aumentar a faixa de areia de Ponta Negra e da Via Costeira em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, cobrindo um total de 4 quilômetros. Para isso, será necessário o uso de aproximadamente 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia, extraídos de uma jazida compatível com as características naturais da praia. Além de combater a erosão, o projeto busca proteger estruturas importantes da orla, como o calçadão e os hotéis, evitando maiores prejuízos.

Importância econômica para a cidade

A obra não se limita apenas à proteção ambiental. Carlson Gomes destacou que o projeto é vital para a economia de Natal, principalmente no que diz respeito ao turismo, que é a principal fonte de renda local. “O aterro, quando pronto, dará uma nova vida para todo litoral Sul, principalmente para os trabalhadores e operadores do turismo na região. Todos sairão ganhando. Afinal, Natal é uma cidade que vive e se desenvolve impulsionada pelo turismo. Não temos grandes indústrias, e a grande fonte geradora de emprego e renda é o nosso turismo”, destacou o secretário.

Além de proteger estruturas, a ampliação da faixa de areia promete tornar a praia mais atraente para visitantes, beneficiando diretamente comerciantes e trabalhadores do setor turístico. Sem essa intervenção, o desgaste do calçadão e de edificações próximas à orla continuaria, comprometendo a economia local e afastando turistas.

Com o avanço acelerado, a conclusão da engorda antes do final de dezembro permitirá que Ponta Negra esteja preparada para a alta temporada, oferecendo uma orla renovada e segura para os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.