A Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº 655/2023, de autoria do vereador Kleber Fernandes (PSDB). O PL tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito da capital potiguar, determinando a instalação de placas informativas nos principais semáforos da cidade.
Essas placas vão orientar motoristas sobre a permissão já existente para avançar o sinal vermelho no período da noite, especificamente entre 23h e 5h, desde que o veículo esteja trafegando a uma velocidade máxima de 30 km/h. A iniciativa busca reforçar o conhecimento dos condutores em relação à legislação vigente, prevenindo acidentes e garantindo mais segurança no trânsito noturno.
Mudança na Lei nº 523/2018
A proposta aprovada altera a atual Lei nº 523/2018, que já previa a possibilidade do avanço no sinal vermelho em determinadas condições. No entanto, o novo texto aprovado pela Comissão tem como foco garantir que todos os motoristas estejam cientes dessa autorização, por meio da instalação de sinalizações adequadas.
A responsabilidade pela colocação das placas de orientação será da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Vale destacar que a nova regra será válida exclusivamente para as vias municipais de Natal, não se aplicando às rodovias estaduais e federais que atravessam o território da capital do Rio Grande do Norte.
Relator do projeto, o vereador Matheus Faustino (União) destacou a relevância da medida para ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos no trânsito:
“É um direito que poucas pessoas conhecem. A proposta é justamente informar à população que é permitido ultrapassar o semáforo no vermelho, desde que em até 30 km/h. Muita gente desconhece essa possibilidade, especialmente motoristas de aplicativo, que mais circulam na madrugada”, explicou o parlamentar.
Outros Projetos de Lei aprovados na Comissão da Câmara de Natal
Além do PL sobre as placas de orientação nos semáforos, a Comissão também aprovou outros dois importantes Projetos de Lei voltados para o trânsito e a conscientização social em Natal.
→ O PL nº 232/2024, de autoria do vereador Robson Carvalho (União), propõe a veiculação de mensagens educativas sobre proteção animal nos ônibus do transporte público coletivo da cidade. A intenção é sensibilizar os usuários sobre o cuidado e respeito aos animais.
→ Já o PL nº 380/2024, do vereador Chagas Catarino (União), institui oficialmente a Campanha de Combate à Violência contra a Mulher no Trânsito. A iniciativa visa promover ações educativas e de conscientização para combater o assédio e a violência de gênero no ambiente do trânsito natalense.
Próximos passos
Com a aprovação na Comissão de Transportes, os Projetos de Lei seguem agora para análise nas demais comissões da Câmara Municipal de Natal, antes de serem levados para votação final em plenário.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.