Rio Grande do Norte
Tendência

Fátima sanciona leis que garantem reajuste anual aos servidores estaduais do RN

Lei concede recomposição de perda salarial e organização de carreiras da administração direta e indireta.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, sancionou um conjunto de leis que asseguram a valorização salarial para 63,7 mil servidores estaduais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.

Essas medidas abrangem 20 categorias do funcionalismo público e são fruto de negociações realizadas com o Fórum Estadual dos Servidores. Segundo Fátima, o processo foi marcado por “transparência e responsabilidade”.

As leis são resultado de um diálogo realizado com muita transparência e responsabilidade, diretamente com o Fórum Estadual dos Servidores, visando à valorização do serviço público estadual”, afirmou a governadora durante a sanção.

Três novas legislações: avanços para servidores civis e militares

As leis sancionadas e publicadas no Diário Oficial do Estado incluem:

  • Lei Complementar 777/2025: Institui uma política salarial permanente para servidores civis e militares, garantindo a revisão anual dos salários a partir de abril de 2025, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
  • Lei Complementar 778/2025: Reorganiza carreiras e promove a recomposição salarial de servidores da administração direta e indireta.
  • Lei Complementar 779/2025: Garante segurança jurídica aos militares estaduais, assegurando a percepção do auxílio-alimentação e a concessão de promoções ex-ofício.

De acordo com Fátima Bezerra, as novas legislações reforçam o compromisso com o servidor público e buscam estimular a prestação de serviços de qualidade. “As novas leis valorizaram o servidor público, melhorando o seu poder de compra, para que ele possa se sentir cada vez mais motivado a prestar um bom serviço à sociedade”, destacou.

Negociação inédita e impacto fiscal

O secretário da Administração, Pedro Lopes, ressaltou a complexidade e a inovação do processo de negociação que culminou nas novas leis. Segundo ele, a construção dos projetos envolveu dois anos de diálogo com sindicatos e associações.

Eles compreenderam que o restabelecimento das receitas era necessário para implementar com sustentabilidade os pontos estabelecidos nos projetos de recomposição salarial. No geral, foi uma construção de dois anos com os dirigentes sindicais e associativos, com muita transparência, serenidade e muito senso de responsabilidade”, explicou o secretário.

Reajuste com metas fiscais

As medidas sancionadas também estão alinhadas às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O secretário Pedro Lopes detalhou que o gasto com pessoal deve ser mantido abaixo de 49% da receita corrente líquida até 2032, conforme estabelece a legislação.

Entre os pontos principais da política de revisão salarial, destaca-se que, a partir de 2026, o reajuste automático baseado no IPCA será condicionado ao cumprimento de uma das seguintes metas fiscais:

  1. Respeito ao Programa de Equilíbrio Fiscal, que regula o gasto com pessoal; ou
  2. Crescimento da despesa bruta de pessoal inferior a 80% do aumento da receita corrente líquida.

Construímos uma legislação que tem sustentabilidade fiscal. Para atingir a meta, é necessário que o Governo cumpra a regra do Programa de Equilíbrio Fiscal ou que o gasto com pessoal do exercício não cresça mais de 80% em relação ao crescimento da receita corrente líquida”, explicou Lopes.

Os novos dispositivos buscam assegurar a reposição inflacionária anual, preservando o poder de compra dos servidores, organizando as carreiras públicas e garantindo direitos indenizatórios. A iniciativa contempla tanto servidores civis quanto militares, promovendo maior estabilidade nas remunerações e fortalecendo o serviço público no estado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.