Dragagem emergencial no Porto de Natal garante escoamento da safra de frutas

Dragagem emergencial no Porto de Natal garante escoamento da safra de frutas
Porto de Natal recebe dragagem emergencial para remover banco de areia - Foto: Assessoria/Codern

Uma operação emergencial de dragagem foi iniciada no Porto de Natal para solucionar problemas de navegação e garantir o escoamento da safra de frutas, que começa em agosto. Uma draga chegou ao local na segunda-feira (28) para remover um banco de areia que estava obstruindo a entrada de navios de maior porte.

De acordo com Paulo Henrique Macedo, diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), a dragagem, com duração prevista de 30 dias, é crucial para a segurança da navegação e o sucesso da exportação de frutas. “Essa ação emergencial é para retirada imediata desse banco de areia para poder dar segurança ao escoamento da safra de frutas que inicia agora em agosto, antes mesmo que a gente faça a manutenção do canal de acesso, que a dragagem prevista parta o segundo semestre, aquilo que a gente tem batalhado muito, inclusive porque a governadora esteve no ministério para garantir os recursos“, afirmou Macedo.

O investimento total em obras no Porto de Natal, que incluem a dragagem mais ampla do canal de acesso e a construção de defensas na ponte Newton Navarro, ultrapassa R$ 100 milhões. O governo estadual trabalhou em conjunto com o Ministério dos Portos e Aeroportos para assegurar a liberação dos recursos necessários.

Impacto positivo nas exportações e na economia local

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, destacou a importância da atuação do governo estadual para garantir a operação do porto. “O governo da professora Fátima tem sido um importante interlocutor para viabilizar o pleno funcionamento do Porto de Natal. Em 2023, nós corríamos o risco de o porto não operar por falta de navios e desde esse período ela tem sido uma batalhadora no sentido de viabilizar as exportações de nossas frutas pelo Porto de Natal“, disse Saldanha.

Saldanha também lembrou o crescimento de 107% no movimento do porto em 2024, resultado de uma articulação entre o governo, o Sebrae e os exportadores de frutas em 2023.

Em 2023 continuamos no porto uma articulação feita pelo Governo do Estado com o Sebrae e com os exportadores de fruta, que garantiu ainda o funcionamento em 2023, e que continuou em 2024 com um crescimento de 107%. Agora, as companhias marítimas voltaram a procurar o Porto de Natal e, portanto, a gente precisa de navios maiores. Há a necessidade dessa dragagem, e o trabalho feito pelo presidente – da Codern – Paulinho, e da governadora Fátima, em uma interlocução com o Governo Federal, está viabilizando a dragagem que há mais de dez anos não foi feita“, completou.

A exportação de frutas brasileiras tem apresentado um bom desempenho, e a operação do porto é fundamental para manter esse crescimento.

A dragagem emergencial visa aumentar a profundidade do leito do rio Potengi, permitindo a entrada de navios maiores e eliminando riscos como o encalhe do graneleiro russo Bella Judi, em novembro de 2023. A operação contribuirá significativamente para a segurança do embarque de frutas para o mercado internacional.

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