Uma operação emergencial de dragagem foi iniciada no Porto de Natal para solucionar problemas de navegação e garantir o escoamento da safra de frutas, que começa em agosto. Uma draga chegou ao local na segunda-feira (28) para remover um banco de areia que estava obstruindo a entrada de navios de maior porte.
De acordo com Paulo Henrique Macedo, diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), a dragagem, com duração prevista de 30 dias, é crucial para a segurança da navegação e o sucesso da exportação de frutas. “Essa ação emergencial é para retirada imediata desse banco de areia para poder dar segurança ao escoamento da safra de frutas que inicia agora em agosto, antes mesmo que a gente faça a manutenção do canal de acesso, que a dragagem prevista parta o segundo semestre, aquilo que a gente tem batalhado muito, inclusive porque a governadora esteve no ministério para garantir os recursos“, afirmou Macedo.
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O investimento total em obras no Porto de Natal, que incluem a dragagem mais ampla do canal de acesso e a construção de defensas na ponte Newton Navarro, ultrapassa R$ 100 milhões. O governo estadual trabalhou em conjunto com o Ministério dos Portos e Aeroportos para assegurar a liberação dos recursos necessários.
Impacto positivo nas exportações e na economia local
O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, destacou a importância da atuação do governo estadual para garantir a operação do porto. “O governo da professora Fátima tem sido um importante interlocutor para viabilizar o pleno funcionamento do Porto de Natal. Em 2023, nós corríamos o risco de o porto não operar por falta de navios e desde esse período ela tem sido uma batalhadora no sentido de viabilizar as exportações de nossas frutas pelo Porto de Natal“, disse Saldanha.
Saldanha também lembrou o crescimento de 107% no movimento do porto em 2024, resultado de uma articulação entre o governo, o Sebrae e os exportadores de frutas em 2023.
“Em 2023 continuamos no porto uma articulação feita pelo Governo do Estado com o Sebrae e com os exportadores de fruta, que garantiu ainda o funcionamento em 2023, e que continuou em 2024 com um crescimento de 107%. Agora, as companhias marítimas voltaram a procurar o Porto de Natal e, portanto, a gente precisa de navios maiores. Há a necessidade dessa dragagem, e o trabalho feito pelo presidente – da Codern – Paulinho, e da governadora Fátima, em uma interlocução com o Governo Federal, está viabilizando a dragagem que há mais de dez anos não foi feita“, completou.
A exportação de frutas brasileiras tem apresentado um bom desempenho, e a operação do porto é fundamental para manter esse crescimento.
A dragagem emergencial visa aumentar a profundidade do leito do rio Potengi, permitindo a entrada de navios maiores e eliminando riscos como o encalhe do graneleiro russo Bella Judi, em novembro de 2023. A operação contribuirá significativamente para a segurança do embarque de frutas para o mercado internacional.