Em meio às investigações da Operação Sem Desconto, que apura irregularidades em cobranças de mensalidades associativas não autorizadas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social alerta para o aumento de golpes direcionados a este público. Criminosos estariam utilizando a situação para prometer falsos ressarcimentos de valores descontados indevidamente.
O ministério enfatiza que os segurados devem ignorar mensagens – sejam por e-mail, aplicativos ou outros meios – que ofereçam a restituição de descontos de mensalidades associativas. Segundo relatos, os golpistas abordam as vítimas com a promessa de agilizar o pagamento de valores atrasados descontados pelo INSS. Entenda como descobrir se você teve Fraude no INSS: como descobrir se tive valores descontados e o que fazer.
Devolução dos valores descontados
O governo federal já anunciou que os valores descontados referentes ao mês de abril serão retidos e devolvidos aos segurados na folha de pagamento de maio, que será processada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Vale lembrar que o INSS antecipa 13º salário para aposentados e pensionistas; saiba como consultar valores e datas.
Para os descontos indevidos realizados antes de abril deste ano, o Ministério da Previdência Social informou que um grupo da Advocacia Geral da União (AGU) está avaliando a melhor forma de realizar a devolução dos valores aos beneficiários. A Operação da PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; presidente é afastado.
Com a suspensão dos descontos, o INSS reforça que não é necessário que os segurados solicitem o cancelamento das cobranças, nem compareçam a uma agência do INSS para tratar do assunto.
Operação Sem Desconto
Deflagrada na quarta-feira (23), a Operação Sem Desconto tem como objetivo investigar um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS. As investigações apontam para irregularidades cometidas por organizações da sociedade civil que cobravam uma “mensalidade associativa” sem o consentimento dos pensionistas. Estima-se que, entre 2019 e 2024, o valor total movimentado por este esquema chegue a R$ 6,3 bilhões. É importante lembrar que o INSS 2025: calendário de pagamentos, perícia, aposentadoria e BPC.
A mensalidade associativa é uma contribuição paga por aposentados, pensionistas ou membros de categorias profissionais a associações, sindicatos ou entidades de classe sem fins lucrativos que representam seus interesses no Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.