Um estudo do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) aponta falhas no sistema de câmeras corporais (COPs) da Polícia Militar de São Paulo. A principal deficiência, segundo a pesquisa, é a ausência de gravação automática e ininterrupta durante todo o período de trabalho dos policiais.
De acordo com o documento, assinado pelo pesquisador Daniel Edler, o edital de compra das COPs não previa o acionamento automático das gravações. Esta omissão contrasta diretamente com a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na segunda-feira (9), determinou o uso obrigatório de câmeras com gravação contínua.
O estudo destaca que a falta de gravação ininterrupta compromete a eficácia do programa Olho Vivo e impacta a transparência da atuação policial. A frase “Sem a gravação de todo o turno de patrulha, o programa Olho Vivo deve ter seus efeitos reduzidos” resume a preocupação dos pesquisadores.
O NEV analisou os documentos que nortearam o processo de contratação e concluiu que a especificação do “novo serviço das câmeras não preveem o acionamento automático da gravação no momento de sua implementação”. Embora o estudo mencione a possibilidade de aditivos contratuais para corrigir a situação, a viabilidade desses ajustes é questionada, considerando-se as “limitações da infraestrutura de comunicação do estado de São Paulo”.
O NEV também alerta para os riscos da possibilidade de desligamento manual das câmeras. A pesquisa conclui que “quando os policiais têm a capacidade de desligar as câmeras, são gerados menos registros e há um número maior de casos de uso ilegal da força. Mesmo quando protocolos de operação são claros em relação às dinâmicas que devem ser gravadas, os policiais tendem a não cumprir as diretrizes”.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi contatada para comentar os achados do estudo, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.