Brasil

Câmara aprova programa de refinanciamento de dívidas estaduais

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (10 de dezembro de 2024) um projeto que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A proposta, que agora retorna ao Senado para nova votação, visa facilitar o refinanciamento das dívidas dos estados com a União, oferecendo condições mais favoráveis de pagamento.

O projeto, originalmente do Senado (PLP 121/24), recebeu alterações na Câmara, principalmente por meio do substitutivo apresentado pelo deputado Doutor Luizinho (PP-RJ). Essas mudanças visam beneficiar estados já endividados e participantes de programas anteriores de regularização.

Uma das principais mudanças é a redução da taxa de juros. A taxa atual, calculada com base no IPCA + 4% ao ano, será reduzida para IPCA + 2% ao ano. Há ainda a possibilidade de redução adicional dos juros reais, caso os estados cumpram requisitos específicos de investimento e alocação em um fundo destinado a investimentos em todo o território nacional.

O valor total das dívidas estaduais supera R$ 765 bilhões, com cerca de 90% concentrados em quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os estados terão até 31 de dezembro de 2025 para aderir ao Propag. Após a adesão e consolidação da dívida, poderão optar por pagar uma entrada para diminuir os juros, combinando diferentes obrigações de pagamento. Em todos os casos, a correção monetária será feita pelo IPCA.

De acordo com o deputado Doutor Luizinho, relator do projeto na Câmara, o Propag é fundamental para a recuperação fiscal dos estados, permitindo o aumento de investimentos em setores prioritários, como educação, segurança pública e infraestrutura. Em suas palavras: "O Propag é uma solução que permitirá aos estados solucionarem de forma definitiva o problema do endividamento. E a União voltará a receber os pagamentos das dívidas."

O relator destaca dois pontos cruciais da proposta: o equilíbrio federativo e a responsabilidade fiscal. O projeto prevê que os estados que aderirem ao Propag deverão limitar o crescimento de suas despesas primárias, seguindo diretrizes semelhantes às estabelecidas pelo arcabouço fiscal contido na Lei Complementar 200/23.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.