Saúde e bem-estar
Tendência

Ministério da Saúde relança Dia D de Vacinação contra Gripe com foco em alta cobertura

É fundamental lembrar que a vacinação contra a gripe é essencial, principalmente para grupos de risco.

O Ministério da Saúde anunciou a retomada do Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe, visando aumentar significativamente a cobertura vacinal em todo o país. A iniciativa busca alcançar a meta de imunizar 90% do público-alvo, após um desempenho abaixo do esperado na campanha anterior.

No ano passado, a estratégia do Dia D foi descentralizada, ficando a cargo dos estados, dos quais apenas 16 aderiram. O resultado foi que mais de 23 milhões de pessoas dos grupos prioritários não foram vacinadas, resultando em uma cobertura de apenas 55%.

Vamos mobilizar o Sistema Único de Saúde no país inteiro. Além da mobilização, vamos fazer busca ativa, ir atrás daqueles grupos prioritários. Toda a rede está focada para que, até o inverno, a gente consiga garantir uma boa cobertura de vacinação contra a influenza, declarou o ministro Alexandre Padilha durante um evento na quinta-feira (24). Essa mobilização nacional se junta a outras iniciativas, como o Programa Saúde na Escola que intensifica a vacinação em municípios.

A primeira edição do relançado Dia D está agendada para 10 de maio, um sábado que antecede o Dia das Mães. A escolha da data tem como objetivo facilitar o acesso à vacinação para as famílias brasileiras.

Estratégias de vacinação ampliadas

Para garantir o sucesso da campanha, o Ministério da Saúde informou que está liberando recursos para que os municípios diversifiquem suas ações. Entre as estratégias, estão a aplicação da vacina em locais de grande circulação e a extensão dos horários de funcionamento dos postos de saúde.

Além disso, a pasta está investindo em parcerias com plataformas digitais para divulgar a campanha nas redes sociais e mobilizando líderes comunitários e religiosos para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação. É fundamental lembrar que a vacinação contra a gripe é essencial, principalmente para grupos de risco.

O ministro Padilha enfatizou a importância de alcançar todos os segmentos da sociedade: Levamos o Zé Gotinha a igrejas evangélicas e católicas, e estamos conversando com rabinos, religiões de matriz africana, lideranças muçulmanas, porque as igrejas também são espaço muito importante de divulgação dos valores para as pessoas compreenderem que vacinar é um ato de vida, de amor, é salvar vidas.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.