O próximo sábado, 10 de maio, será marcado por uma grande mobilização nacional no combate à gripe. No Rio Grande do Norte, o Dia D da vacinação contará com uma ação integrada entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). A programação especial ocorrerá na Zona Norte da capital, com foco na conscientização e ampliação da cobertura vacinal entre os grupos prioritários.
A ação em Natal será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Vulpiano Cavalcanti de Araújo, com a participação do mascote Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de imunização. Estarão presentes no local os secretários Alexandre Motta (Sesap) e Geraldo Pinho (SMS Natal), além do secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ilano Almeida Barreto e Silva.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela plataforma RN+ Vacina, até a tarde desta quinta-feira, 8 de maio, apenas 19,71% do público-alvo havia recebido a dose da vacina contra a gripe. Esse percentual corresponde a uma cobertura parcial de 845 mil pessoas que compõem o grupo prioritário em todo o estado.
A baixa adesão preocupa as autoridades, principalmente diante da atual situação das unidades de saúde. Conforme aponta o sistema Regula RN, as doenças respiratórias já ocupam a segunda posição entre as principais causas de internação nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte. A vacinação é, portanto, vista como uma ferramenta essencial para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e proteger as populações mais vulneráveis.
A campanha nacional de imunização teve início em 7 de abril, e neste momento segue direcionada aos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, da educação, da segurança pública e das Forças Armadas, além de motoristas e cobradores de transporte público, indígenas e comunidades quilombolas.
Essas pessoas devem procurar um posto de vacinação mais próximo, não apenas durante o Dia D, mas ao longo de todo o período da campanha, para garantir a imunização. A expectativa do Ministério da Saúde é que a estratégia do Dia D contribua para ampliar rapidamente a cobertura vacinal, especialmente em regiões que enfrentam maior risco de surtos de doenças respiratórias.
“O Dia D é um chamado nacional para a conscientização e prevenção. A vacinação é segura, gratuita e continua sendo a melhor forma de proteção contra os casos graves de gripe”, ressaltou o secretário Ilano Almeida Barreto e Silva, em visita ao RN para acompanhar as ações.
Além da aplicação da vacina, os profissionais de saúde reforçarão orientações sobre a importância da imunização e a necessidade de manter o cartão de vacinação atualizado, principalmente em tempos de maior circulação de vírus respiratórios.