A Fiat Titano, picape média lançada no Brasil em março de 2024, passará por mudanças significativas em sua produção e motorização. A Stellantis confirmou que a fabricação do veículo será transferida para a Argentina, em sua planta de Ferreyra, Córdoba, a partir de 2025. Este movimento faz parte de um investimento de US$ 385 milhões (aproximadamente R$ 2,3 bilhões) na unidade.
Inicialmente produzida no Uruguai, a Titano contava com um motor 2.2 Blue HDi turbodiesel de 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A partir da produção na Argentina, a picape adotará o motor 2.2 turbodiesel Multijet II, o mesmo utilizado na Ram Rampage. Este propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A transmissão será manual de seis marchas com tração 4×2 ou 4×4 nas versões de entrada, enquanto as versões mais completas terão câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
A decisão de fabricar a Titano na Argentina marca o início de uma “família de produtos” da Stellantis em Córdoba, que incluirá também o sedã Cronos. Além da picape, a fábrica argentina produzirá um novo motor e componentes para equipar outros modelos da plataforma. A expectativa é que a linha inclua também a Peugeot Landtrek e a Ram 1200. Atualmente, esses modelos são montados em regime CKD pela Stellantis no Uruguai.
Martín Zuppi, presidente da Stellantis Argentina, declarou que a empresa está feliz em anunciar essa nova família de produtos, iniciada com o investimento em Ferreyra, e que mais novidades sobre a produção nacional serão reveladas futuramente.
De acordo com informações apuradas por *Autoesporte*, a Titano será o último veículo da Stellantis a adotar o novo motor 2.2 Multijet II. A mudança deve ocorrer no segundo semestre de 2025, com o início da produção na Argentina. A nova Fiat Titano argentina com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv será lançada como linha 2026, com outras atualizações mecânicas e de acabamento.
O motor 2.2 Multijet II também equipará outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Toro, o Jeep Commander e os utilitários Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.