Automóveis
Tendência

China mira fábricas alemãs da Volkswagen em meio a tensões comerciais

Fontes indicam que autoridades e fabricantes de automóveis chineses estão considerando a aquisição de fábricas alemãs, particularmente as da Volkswagen, em um movimento estratégico para fortalecer sua presença na indústria automobilística europeia. A informação, divulgada pela Reuters, revela que Pequim enxerga a produção local na Alemanha como uma via para aumentar sua influência no setor automotivo, além de evitar as tarifas de importação impostas pela União Europeia (UE) a veículos elétricos (VEs) chineses.

A decisão de investir em solo alemão, segundo a fonte, está condicionada ao posicionamento do novo governo alemão em relação à China, após as eleições de fevereiro de 2023. A China já possui investimentos em diversos setores da Alemanha, como telecomunicações e robótica, e a Mercedes-Benz conta com dois grandes acionistas chineses.

Aumento das tarifas e retaliações

Em outubro de 2023, a Comissão Europeia iniciou uma investigação sobre subsídios a importações de VEs chineses. Um ano depois, a UE aumentou as taxas de importação desses veículos em mais de 45%. Em resposta, a China impôs tarifas provisórias sobre conhaque europeu e ameaçou aumentar as tarifas sobre carros movidos a combustíveis com motores de grande cilindrada. O governo chinês também apresentou uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) acusando Bruxelas de “protecionismo comercial”.

A Volkswagen anunciou, em 2023, planos para fechar pelo menos três de suas fábricas na Alemanha, demitir milhares de trabalhadores e cortar salários em 10%. Posteriormente, a montadora, a segunda maior do mundo em produção, fechou um acordo com o sindicato IG Metall para evitar demissões involuntárias e o fechamento de fábricas até 2030. Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores da Volkswagen, pediu que as autoridades alemãs criassem um plano para evitar o colapso da economia do país.

A Volkswagen, assim como outras empresas da UE, tem enfrentado dificuldades com a desaceleração econômica global, que diminuiu a demanda por seus produtos, e a transição para tecnologias mais limpas. A eventual aquisição de fábricas da montadora alemã por empresas chinesas, portanto, poderia reconfigurar o cenário da indústria automotiva na Europa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.