A Stellantis anunciou a expansão do uso do novo motor 2.2 turbodiesel da família Multijet II, que fez sua estreia na Ram Rampage 2025, para outros modelos do grupo. Este motor, que entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque na picape, terá variações de potência para atender a diferentes segmentos.
A decisão faz parte de uma estratégia para adequar os veículos às normas de emissões do Proconve L8. O novo motor substituirá o antigo 2.0 Multijet de 170 cv, que está sendo descontinuado globalmente.
Inicialmente, a Fiat Titano foi mencionada como uma das futuras beneficiárias do motor 2.2 Multijet II. No entanto, a picape média será a última a receber a atualização, devido à necessidade de transferir sua produção do Uruguai para a Argentina, processo já confirmado pela empresa e previsto para o segundo semestre deste ano. Segundo informações da Autoesporte, a Fiat Toro 2025 será um dos primeiros modelos a receber o novo propulsor, nas versões Volcano e Ranch, mantendo a mesma potência da Rampage com 200 cv e 45,9 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
Já os furgões da Stellantis, como Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo, receberão o novo motor 2.2 turbodiesel em fevereiro, conforme comunicado às concessionárias. No entanto, esses utilitários terão uma versão menos potente do motor, com 150 cv de potência e 35 kgfm de torque. Apesar da redução na potência, a mudança representará um ganho em relação ao antigo 1.5 de 120 cv. Com o novo motor, a aceleração de 0 a 100 km/h desses modelos cairá de 14,3 para 13,1 segundos, e a velocidade máxima aumentará de 157 km/h para 179 km/h. Além disso, espera-se uma melhoria no consumo de combustível.
Outro modelo que em breve terá o novo motor 2.2 Multijet II é o Jeep Commander. O lançamento da versão com o novo motor está previsto para o primeiro semestre de 2025. O SUV de sete lugares compartilhará a mesma configuração de 200 cv com a Rampage e a Toro, devido à sua plataforma Small Wide 4×4.
Com a chegada do novo propulsor, o Jeep Compass deve deixar de ter motor a diesel no Brasil, passando a ser equipado com o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina de 272 cv, com a possibilidade de se tornar flex.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.