Os furgões Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid, ambos da Stellantis, passaram por importantes atualizações. As mudanças incluem a substituição do antigo motor 1.4 Fire pelo mais moderno 1.3 Firefly, já utilizado em modelos como Argo, Cronos e Pulse. Essa alteração visa atender às novas normas de emissões do país, que entraram em vigor em 1º de janeiro.
A troca de motor resultou em um aumento significativo de potência. Abastecidos com etanol, os veículos agora entregam 107 cv, um salto de 21 cv em relação aos 86 cv anteriores. Com gasolina, a potência subiu de 84 cv para 98 cv. O torque também foi aprimorado, passando de 12,2 kgfm para 13,7 kgfm.
Apesar da Stellantis não ter divulgado os novos preços, o site Autos Segredos informou que a tabela atualizada é de R$ 124.490, um aumento de R$ 2.500 em relação ao modelo 2024, que era vendido por R$ 121.990.
Economia e desempenho aprimorados
Além do aumento de potência, os furgões se tornaram mais econômicos. De acordo com as fabricantes, houve uma melhora de até 14,6% no consumo de combustível. O consumo urbano é de 8,7 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina, enquanto o consumo rodoviário é de 9,6 km/l e 13,6 km/l, respectivamente. O desempenho também foi otimizado, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, contra os 13,7 segundos do modelo anterior.
As mudanças não se restringiram ao motor. A direção hidráulica foi substituída por assistência elétrica. No entanto, outros aspectos dos modelos permaneceram inalterados, como a capacidade de carga de 650 kg e o volume de 3.345 litros.
A nova motorização da Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid marca uma importante atualização, visando aliar desempenho, economia e conformidade com as novas regulamentações ambientais, mantendo a relevância desses utilitários no mercado.
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