Justiça
Tendência

PGR contesta pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e acompanhar posse de Trump

A defesa de Bolsonaro havia solicitado ao STF a devolução do passaporte para que o ex-presidente pudesse viajar entre os dias 17 e 22 de janeiro.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, demonstrou ser contra à liberação temporária do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está retido desde o ano passado. O pedido visa permitir que Bolsonaro viaje aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump. A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro Alexandre de Moraes irá decidir sobre o caso.

Em seu parecer, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) argumenta que o ex-presidente não apresentou justificativa válida para a viagem, alegando que não há “necessidade imprescindível nem interesse público” que a justifiquem.

Segundo a manifestação, a viagem não atenderia a nenhum interesse vital do requerente que pudesse sobrepor o interesse público da sua permanência no país, determinada por motivos de ordem pública.

Ausência de status oficial

O PGR ressaltou que Bolsonaro não possui status de representante oficial do Brasil, reforçando a ausência de justificativa para a viagem. É ocioso apontar que o requerente não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil à sua presença na cerimônia oficial nos Estados Unidos, consta no documento.

A defesa de Bolsonaro havia solicitado ao STF a devolução do passaporte para que o ex-presidente pudesse viajar entre os dias 17 e 22 de janeiro, com o objetivo de acompanhar a cerimônia de posse de Trump, marcada para o dia 20 em Washington.

Pedido de documentação oficial

O ministro Alexandre de Moraes solicitou à defesa que apresentasse um documento oficial do governo dos Estados Unidos comprovando o convite formal para a cerimônia de posse. Inicialmente, a defesa havia apresentado um e-mail encaminhado ao deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, por um endereço não identificado, o que não foi considerado suficiente pelo ministro.

A defesa de Bolsonaro reiterou o pedido, explicando que o domínio do e-mail utilizado era temporário e relacionado à organização da posse. Os advogados também argumentaram que a viagem não prejudicaria as investigações em curso contra o ex-presidente.

A decisão sobre a devolução do passaporte está agora nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, após a manifestação da PGR. O passaporte de Bolsonaro foi apreendido em fevereiro de 2024 durante a Operação Tempus Veritatis, que investiga uma organização criminosa suspeita de tentar um golpe de Estado. Desde então, a defesa já tentou reaver o documento em outras ocasiões, sem sucesso.

Relembrando

O ex-presidente teve o passaporte apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga uma organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito no Brasil com o objetivo de obter vantagens de natureza política, mantendo o ex-presidente no poder. Desde então, a defesa do político já tentou reaver o documento em ao menos duas ocasiões, mas teve os pedidos recusados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.