Rio Grande do Norte

Líderes de facção criminosa paulista são presos em operação da PF no RN

Uma importante vitória para as forças de segurança que têm lutado constantemente para reduzir os índices de criminalidade no Estado

Na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a Polícia Federal deflagrou uma operação em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que resultou na prisão de sete homens e uma mulher apontados como líderes de uma facção criminosa paulista atuante no estado. As prisões aconteceram nos bairros das Malvinas e Abolição e foram realizadas graças a uma investigação que durou vários meses.

De acordo com o delegado Igor Conti, chefe da Delegacia da Polícia Civil em Mossoró, a inteligência da polícia detectou a presença de indivíduos de um grupo criminoso sediado em Mossoró, nas Malvinas, responsável por administrar diversos interesses da facção no RN como um todo. “Esses indivíduos eram responsáveis por gerenciar o tráfico de drogas, que é a atividade econômica criminosa responsável por impulsionar a presença desse grupo“, destacou o delegado.

Além do tráfico de drogas, as investigações da PF ainda constataram outros braços do grupo, como um grupo específico responsável por gerenciar o armamento utilizado para se manter territorialmente e confrontar os inimigos do crime. Também havia integrantes para administrar contendas administrativas, que de alguma forma colaboram para que a facção se mantenha de pé.

A operação desta quarta-feira utilizou cerca de 120 policiais que deram cumprimento a 10 mandados judiciais de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Estadual do RN. Segundo a PF, durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas quatro prisões em flagrante delito e apreensão de armas e drogas.

Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Mossoró e, após os procedimentos formais, foram transferidos para o sistema prisional, onde ficarão custodiados e à disposição da Justiça. Os coordenadores da ação policial acreditam que as prisões irão contribuir para a diminuição dos crimes violentos cometidos no município.

A prisão dos líderes de facção criminosa é uma importante vitória para as forças de segurança, que têm lutado constantemente para reduzir os índices de criminalidade no país. A ação mostra que a polícia está atenta e comprometida em combater o crime organizado, que tem causado grande impacto social e econômico em todo o país.

Força Tarefa

A Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.

As autoridades envolvidas na operação ressaltaram a importância do trabalho integrado e coordenado para o combate à criminalidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.